terça-feira, 9 de dezembro de 2014

BRASIL: PREFEITURA DO RIO RETRATA ESCOLA COMO LINHA DE PRODUÇÃO - COM VÍDEO


Anúncio traz alunos sobre esteira mecânica e é alvo de críticas; cena remete a 'The Wall', em que crianças são jogadas em moedor de carne

Um anúncio da prefeitura do Rio de Janeiro publicado na edição de domingo, 7, do jornal O Globo tornou-se o centro de duras críticas nas redes sociais pelo modo como aborda o ensino: na imagem que ilustra toda a página, crianças em carteiras escolares estão dispostas sobre uma esteira mecânica como as utilizadas em fábricas. Diz o anúncio: "Nossa linha de produção é simples".

Para muitos, a visão exposta pela administração do prefeito Eduardo Paes no anúncio explora uma visão de educação massificada e opressora, indiferente às diferenças e especificidades de cada instituição e de cada criança. Fora isso, ao colocar o processo de ensino e aprendizagem como uma produção em série, esquece-se da formação humanista, geradora de autonomia e espírito crítico.

Esse ambiente foi rapidamente comparado ao de The Wall, filme do Pink Floyd do início dos anos 1980, que retrata crianças num sistema escolar opressivo, num mundo distópico, que se rebelam contra a escola e seus tutores. Em uma de suas cenas mais famosas, os alunos são encaminhados em uma esteira rumo a um moedor de carne.




Fonte: Carta Capital

Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário