quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

OPOSIÇÃO EM BELARUS LANÇA CAMPANHA 'GANDALF PARA PRESIDENTE'


Um grupo de oposição em Belarus busca uma solução mágica para tentar acabar com o ciclo de poder de Alexander Lukashenko, há 20 anos presidente do país.

"Gandalf para Presidente" é o slogan da campanha do grupo oposicionista Meu País, que conta com 50 mil seguidores nas redes sociais, segundo a imprensa local.

Mas os organizadores reconhecem que o famoso feiticeiro dos livros O Senhor dos Anéis e O Hobbit, de J.R.R. Tolkien, não pode ser lançado como candidato. Assim, buscam um nome local com qualidades de sabedoria e liderança semelhantes às do personagem.

A escolha de Gandalf foi motivada, segundo os oposicionistas, porque ele é "um bruxo bom e amigo dos hobbits, que, como sabemos, são bielorrussos (como são chamados os naturais de Belarus)". É uma alusão a um estudo que sugeriu que Belarus tem um clima parecido ao do Condado, universo fictício criado por Tolkien.

O grupo diz ter se inspirado na campanha que lançou Darth Vader, o vilão de Guerra nas Estrelas, como candidato presidencial na Ucrânia.

No contexto autoritário de Belarus, no entanto, o feitiço pode se virar contra o feiticeiro: outros candidatos à presidência, como Andrei Sannikau e Alyaksandr Milinkevich, foram detidos, presos e perseguidos por ousar desafiar Lukashenko.

Fonte: BBC Brasil

Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário