quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

BRASIL: OSSADAS DA VALA DE PERUS ESTÃO APODRECENDO POR NEGLIGÊNCIA – COM VÍDEO



Após 23 anos de negligência, ossadas de desaparecidos políticos na vala clandestina do cemitério de Perus, em São Paulo, foram devoradas por fungos que podem destruir seu DNA e impossibilitar sua identificação.

Uma pontinha do manto que encobre a história e o paradeiro de tantos presos políticos, desaparecidos nas mãos da ditadura, começou a ser puxada com a descoberta da vala clandestina do cemitério de Perus e as investigações da Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara Municipal.

A história escondida na Vala de Perus

desaparecidospoliticos.org.br

Corpos de indigentes, vítimas do esquadrão da morte e presos políticos, mostravam que a vala foi depósito de todo tipo de violência do regime militar, que tentou se proteger da grande oposição no país, eliminando seus opositores: quer os militantes, quer trabalhadores marginalizados pelo poder econômico.

Para os familiares dos desaparecidos, há tanto tempo atrás de respostas e de justiça, havia muito a vasculhar: cemitérios oficiais e clandestinos, arquivos escondidos pelo governo federal, laudos, processos, documentos e testemunhas.

Sabíamos que haveria resistência daqueles que, após a ditadura, continuaram a esconder-se atrás da Lei da Anistia, sem que seus crimes fossem julgados, ou sequer apontados. Ações firmes teriam que forçar o prosseguimento das buscas.

A Comissão Parlamentar de Inquérito trouxe revelações terríveis de como setores públicos foram usados para torturas, assassinatos e ocultamento de corpos, mostrando a sanha dos DOI-COD1s, os crimes dentro do IML, a manipulação dos cemitérios de São Paulo, o uso de sítios clandestinos e as denúncias sobre o sítio "31 de Março de 1964".

Comprovou-se ainda que o Serviço Funerário Municipal, longe das vistas da sociedade, contrariando leis nacionais e internacionais, tentou construir um crematório para indigentes, para ocultar os vestígios dos crimes que se praticavam.

Fonte: Carta Capital - Desaparecidos Politicos Org Br

Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário