segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

EXÉRCITO TURCO ENTRA SÍRIA PARA EVACUAR TÚMULO


A saga do destacamento de forças especiais do exército turco guardando o túmulo de Suleiman Shah na Síria terminou nas primeiras horas de 22 de fevereiro, quando as forças foram evacuados por uma força-tarefa exército turco, que entrou na Síria durante a noite.

Turquia acordei com a notícia emocionante quando o primeiro-ministro Ahmet Davutoglu, acompanhado pelo Chefe do Estado-Maior general Necdet Ozel e ministro da Defesa, Ismet Yilmaz, anunciou a operação, dizendo que com o aumento de confrontos nos arredores do túmulo e a crescente ameaça de o Estado Islâmico (IS), a Turquia teve que tomar medidas reconhecidas pelo direito internacional.

Davutoglu disse: "A operação de evacuação começou por volta de 2100 [21:00] na noite passada [fevereiro 21]. Nossas forças cruzaram a fronteira a partir de duas direções. Uma força foi para o túmulo de Suleiman Shah posto avançado [33 km (20 milhas) da fronteira com a Turquia] e a outra força mudou-se para a área de Eshme na Síria para tomar o controle de um pedaço de terra e nossa bandeira hasteada sobre ele. Todos os preparativos foram realizados a partir da sede do chefe de equipe com a minha participação. Entramos Síria com 39 tanques, 57 veículos blindados e 572 funcionários. Nossa unidade atingiu o posto avançado Suleiman Shah em 0030. A cerimônia religiosa foi realizada para os túmulos lá. Qualquer coisa de valor espiritual foi removido e nosso último soldado deixou o posto às 4:45 desta manhã. Nossa bandeira foi retirada do túmulo. "

Davutoglu observou que o túmulo, que havia sido transferido duas vezes, em 1939 e 1975, será agora transferida para Eshme, que agora é considerada território turco.

Eshme é de cerca de 200 metros (656 pés) da fronteira com a Turquia, em frente à cidade turca de Suruc. A área está sob o controle da União curdo Partido Democrático (PYD), cujas relações com a Turquia ter sido irregular. Parece agora que a segurança do novo território será fornecido em conjunto com os curdos sírios. Davutoglu disse: "Nós não pedimos a permissão de qualquer país e que informou as forças de coalizão após as operações começaram."

Um oficial de segurança sênior que falou à Al-Monitor em condição de anonimato, disse: "Foi uma decisão correta, mas politicamente tardia. Apenas um suboficial foi morto em um acidente em que foi uma operação bem-sucedida. "Ele acrescentou:" Nós sabíamos que nos últimos dias tem sido intensificada É provocações e assédio contra o túmulo. Por exemplo, nos últimos dias houve cortes de poder para o túmulo. Em seguida, eles emitiram ameaças aos soldados no túmulo para baixar a bandeira turca. Sabíamos que eles haviam se mudado muito perto do túmulo, que foi mantido sob vigilância constante. "

Outro funcionário militar lembrou Al-Monitor, que nos últimos dias, aumentou referências no noticiário ao túmulo e os soldados turcos ali estacionadas tinha sensibilidade aumentada da Turquia para o assunto, o que sem dúvida tornou-se desconfortável para os decisores civis e militares.

A força-tarefa exército turco, que entrou Síria se mudou do interior através da cidade curda de Kobani. Embora tenha havido nenhuma confirmação oficial, disse que relatórios do Povo Curdo Proteção Units (YPG) ajudou a garantir as rotas utilizadas pelo exército turco.

De acordo com Hasip Kaplan, vice-presidente do pró-curdo Partido Democrático do Povo (HDP), é muito interessante que as forças de segurança turcas, após lutar contra os curdos durante mais de 30 anos, participou pela primeira vez em uma operação militar conjunta. Kaplan disse: "Este poderia muito bem ser um ponto de viragem que poderia mostrar o papel que o cantão Rojava curda pode desempenhar na segurança da fronteira com a Turquia."

Al-Monitor aprendeu que, para além do turco descolamento guarda do exército, três sarcófagos contendo os restos de Suleiman Shah e seus dois guardas e outros artefatos históricos foram removidos. O edifício foi demolido para que IS não poderia usá-lo como propaganda. A peça de 10 acres de terra em Eshme, onde o túmulo serão realocados, foi comprado de um curdo sírio. Rumores em Ancara sugeriu que os funcionários PYD ajudou a encontrar essa propriedade e negociar a compra.

Turquia - já mal polarizada - foi dividido sobre esta operação. Muitos comentaristas de mídia social elogiou a evacuação dos soldados turcos e a transferência do túmulo para um local mais seguro, mas outros comentadores descreveu a evacuação como mais uma manifestação de fraqueza da Turquia, na Síria. Alguns questionaram: "Como pode a Turquia, que precisava de uma operação tão grande só para evacuar os seus próprios soldados, desempenhar um papel eficaz na Síria?" Claro, alguns eram desconfortáveis ​​com a coordenação óbvia com o PYD, que, na sua opinião, constitui o reconhecimento de facto pelo governo turco e seu aparato dos curdos movimentos de segurança para estabelecer uma administração autônoma no norte da Síria.

Agora que o túmulo está abandonado, Turquia provavelmente vai ter que lidar com mais pressão da coalizão internacional. Especialistas em Ankara dizer que esta pressão virá definitivamente. É bem conhecido que os Estados Unidos tem procurado usar a base aérea de Incirlik em missões operacionais.

Deslocalização da Turquia do túmulo e a evacuação de seu destacamento de guarda depois de 11 meses de isolamento são dois acontecimentos importantes para ambas as dinâmicas regionais e política interna turca.

Todo mundo vai agora procurar respostas para questões como: "Será que isto vai significar um papel de destaque para a Turquia na luta contra o IS?" E "O que ele significa sobre a atitude da Turquia em direção à PYD?" - Especialmente depois de Ancara convidou Enver muçulmano, o primeiro-ministro do cantão Kobani, a Ancara para estar presente durante a operação, sem dúvida, para evitar quaisquer problemas de coordenação ou mal-entendidos entre o exército turco e do YPG curda no chão.

Um tweet por PYDinfo no final da tarde no dia 22 de fevereiro, afirmando: "Suleyman Shah Tomb evacuação coordenada com YPG. A operação foi planejada com os militares turcos 4 dias de antecedência, #twitterkurds "certamente vai acender debate sério na Turquia.

Fonte: Pulso

Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário