sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

NÃO HÁ JUSTIÇA PARA AS MULHERES TURCAS QUE MATAM EM DEFESA PRÓPRIA


Na Turquia, o assassinato de mulheres tornou-se um grande problema. Nada menos que 294 mulheres foram mortas em 2014, e 60% ​​deles morreram nas mãos dos maridos e namorados, de acordo com o Nós pararemos Mulheres Homicídios Platform.

No outro lado da moeda, também há mulheres que matam seus maridos. Não existem estatísticas sobre o assunto, mas vários trabalhos de pesquisa estão disponíveis. Um desses estudos, realizado em 2011 entre mulheres condenadas, foi escrito por mim mesmo, Ozlem Albayrak do corpo docente da Universidade de Ancara de ciências políticas, e psicólogo Alp Ardic. Foram entrevistadas 30 mulheres que, preso por assassinar maridos ou namorados, oferecidos ampla visão sobre o fenômeno. Os resultados foram publicados mais tarde como um livro cujo título pode ser traduzido como "no final da corda."

Todos os entrevistados afirmaram que foram abusadas pelos homens que assassinaram. Alguns falavam de violência física e outros de abuso sexual, como sendo forçado a participar de sexo grupal, prostituir-se ou comer fezes. Quase todos os assassinatos foram espontâneas. Na maioria dos casos, as mulheres usavam objetos que estavam disponíveis para eles naquele momento. Eles estavam todos casar em uma idade jovem, ignorante e não qualificada. Este padrão sugere que a maioria deles não ver e usar a violência como um instrumento, mas foram obrigados a recorrer a ela, como resultado de uma experiência socio-económico comum.

Para escapar do ciclo de violência, as mulheres contaram como eles procuraram primeiro refúgio com suas famílias. Mas fiel ao provérbio turco que uma mulher "que deixa a casa da família em um vestido de casamento retorna apenas em uma mortalha," os pais lhes enviaria de volta para casa. Algumas das mulheres, em seguida, tentou a polícia, mas voltaria a ser mandado embora, com conselhos para "beijar e fazer as pazes."

Uma mulher em Sincan prisão de Ancara contou como ela foi várias vezes para a delegacia de polícia, só para ser afastado cada vez. "Eu fui maltratado tanto que eu me sentia como um cordeiro agonizante nas mandíbulas de um lobo. Eu tinha vergonha de dizer vizinhos ou parentes. Então, gostaria de ir para a delegacia de polícia para dizer-lhes da minha situação. A polícia não faria nada, mas eu ainda me sentia aliviado por simplesmente fazer isso do meu peito. Eu fui para a delegacia de polícia de quatro ou cinco vezes, e cada vez que eu tenho uma surra mais violenta [em casa] para ir até lá ", disse ela.

Das 30 mulheres que encontramos, apenas um conseguiu levar seu marido ao tribunal por abuso físico. Desta vez, foi o juiz que mandou a mulher para casa com conselhos para "beijar e fazer as pazes." Algumas das mulheres disseram que tinham tentado suicídio.

Homens que matam esposas geralmente alegam ter agido por ciúmes ou em acessos momentâneos de raiva. Em contraste, as histórias das mulheres sugerem que atuam fora do desamparo na sequência de inúmeras tentativas frustradas de escapar suas vidas oprimidas pela violência.

Os homens muitas vezes obter reduções de suas penas se o seu advogado de defesa cita que eles foram "provocados" a cometer o crime. Em 2008, por exemplo, um homem do noroeste da Turquia que estrangulou sua esposa usando sua lingerie teve sua sentença reduzida de prisão perpétua para 15 anos após ele disse que agiu por suspeita de que a mulher estava tendo um caso com seu primo. A lista de reduções "provocação", justificadas por motivos de ciúme, honra e tradições patriarcais, é interminável.

Em contraste, os nossos entrevistados contou como eles mal conseguiam falar em tribunal. Embora eles citaram várias razões, o elemento subjacente era comum: vergonha. Uma mulher idosa que foi forçado a comer fezes - não uma ou duas vezes, mas em todo o seu casamento de 38 anos - disse que se sentia tão envergonhado que ela não podia dizer nada em tribunal e obteve uma sentença de prisão perpétua pelo assassinato de seu marido.

Outra mulher matou o marido depois que ele a obrigou a se prostituir. Ela contou como ela permaneceu em silêncio no tribunal para esconder a verdade de seus quatro filhos adultos que estavam presentes na sala do tribunal e sabiam que a sua mãe apenas como uma dona de casa. Algumas mulheres estavam relutantes em falar mesmo sobre o abuso físico que tinham sofrido.

Em suma, vimos que os machos matadores eram quase prepotente sobre sua violência no tribunal, enquanto assassinos do sexo feminino retido suas histórias - tanto por causa da vergonha que sentiam em tribunal e os seus interrogatórios desleixado por parte da polícia e em juízo. As mulheres foram questionadas em sua maioria por policiais do sexo masculino e tinha que falar de sua situação em tribunais lotados. Eles temiam ser estigmatizado como musaranhos, criminosos ou mulheres sexualmente promíscuas.

No início de fevereiro, no entanto, Tribunal de Apelações da Turquia emitiu uma decisão que deu origem a esperança de que as coisas podem estar mudando. O acórdão referia-se ao caso de Gulfidan Kusoglu, uma mulher de 24 anos de idade, que estrangulou o marido em 2011. De acordo com seu relato, o casal estava assistindo a um filme na TV, que incluiu uma cena que mostra a nudez personagem masculino. Ela disse que ela fechou os olhos - aparentemente em antecipação de uma reação furiosa por seu marido se ela fosse para assistir - mas seu marido ainda ficou furioso, alegando que ela gostava de assistir a cena. Ela disse que ele a espancou e tentou chutá-la para fora de casa depois de despi-la nua. Em seguida, ela descreveu como ela levou um momento para acender um cigarro antes de estrangulá-lo com o cabo de um aquecedor elétrico em sua sala de estar.

Em contraste com outras mulheres, Kusoglu era articulado em tribunal, descrevendo em detalhes como ela foi atingida. O tribunal decidiu que ela agiu em legítima defesa e lançou seu após seis meses sob custódia. Em 6 de fevereiro, o Tribunal de Apelações confirmou sua absolvição.

A decisão do Tribunal de Apelações é significativo. Ele mostra que as mulheres estão agora a falar, superando a vergonha de relatar o seu abuso, e que os tribunais estão validando seus testemunhos. O debate cada vez mais vocal sobre a violência contra as mulheres na Turquia é certamente um fator importante para a mudança de atitudes. A Turquia está tentando superar mentalidades patriarcais e se transformar em uma cultura em que todos os tipos de violência contra as mulheres são rejeitadas e condenadas. É importante notar, contudo, que a violência sexual continua a ser um tabu tácito.

Sem dúvida, impedindo que tais assassinatos de acontecer é a questão real. Vítimas de violência doméstica pode ser banido de casas de família, mas o Estado ea sociedade poderia conceder-lhes proteção. Delegacias de polícia poderia encarregar oficiais do sexo feminino a tomar as queixas de mulheres para se certificar de que eles se sintam confortáveis ​​quando veicular suas histórias. A polícia pode levar as queixas mais a sério e tomar medidas para manter os homens violentos longe das vítimas. Da mesma forma, os promotores e juízes poderia ser mais diligente em casos que envolvem violência contra as mulheres. Empregando essas medidas não exige nem alterações legais nem procedimentos burocráticos morosos. O que é necessário é simplesmente uma atitude mais carinhosa e receptiva por parte dos policiais, promotores e juízes. Isso irá garantir que a mão amiga do Estado atinge homens e mulheres antes de ser morto.

Fonte: Pulso

Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário