quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

VOCÊ FICOU SABENDO? - DE ERDOGAN 'NEW TURQUIA' MUITO PARECIDO COM O VELHO


Estudantes do ensino médio com máscaras de Guy Fawkes participar de um protesto contra a política de educação da Justiça e do Desenvolvimento partido governista em Istambul, 13 de fevereiro de 2015. (Foto: REUTERS / Murad Sezer)

Decisão da Turquia Justiça e Desenvolvimento Party (AKP) tem sido ocupado ultimamente gabando-se da diferença entre o "New Turquia" que alega ter construído e o "Old Turquia" deixado para trás. Esta narrativa nos diz que nós Turks venci um passado de escuridão absoluta, deixando todo o mal por trás, e abriram-se para horizontes brilhantes com tudo de bom na nossa frente.

Um olho afiado, no entanto, em vez disso discernir que o "New Turquia" é na verdade uma continuação da "Old Turquia" em muitos aspectos. Tanto que até mesmo o grande bicho-papão do "Old Turquia" - "a ameaça reacionária" - continua a existir hoje, mesmo com nomes diferentes.

Recordemos primeiro que a ameaça "reacionário" era. No Velho Turquia, o termo significava aqueles que queriam reverter a revolução kemalista que colocar sua marca no segundo trimestre do século 20. Assim, Ataturk tinha feito um salto "progressista" pelo desmantelamento do Império Otomano islâmico e substituindo-o com a República secular da Turquia. Assim, as "forças reacionárias" foram aqueles que resistiram a essa grande conquista e saudosos dos velhos tempos escuros.

Mas por que as "forças reacionárias" emerge? Um observador objetivo poderia ter dado a seguinte resposta: "Eles surgiram porque as mudanças radicais da revolução kemalista trazidas na Turquia ameaçou os interesses e valores de determinados segmentos. Essas pessoas se sentiam marginalizados, humilhado e condenado ao ostracismo. Por isso, era natural para eles por muito tempo para a era pré-kemalista. "

Mas Kemalism recusou-se a responder à pergunta desta maneira, porque ele teria ascendido a um reconhecimento de sua incapacidade de criar uma ordem pluralista e liberal. Assim, Kemalism optou por algo mais: ". Forças reacionárias" demonizar os

A campanha de demonização descansou em dois argumentos principais. De acordo com o primeiro, as "forças reacionárias" tinha interesses escusos muito sinistras antes da revolução kemalista, como os xeques de ordens religiosas que exploraram as "pessoas ignorantes" por séculos. O regime espalhar esta propaganda através de seus porta-vozes oficiais e popularizou através de obras artísticas. Em 1931, por exemplo, uma peça de teatro chamada "The Kadi de Aynaroz" retratado clero da era otomana como charlatães corruptos.

O segundo e ainda mais contundente argumento afirmou que os "forças reacionárias" estavam a serviço de "potências estrangeiras". Esta propaganda foi colocado em uso no rescaldo do Sheikh Disse rebelião em 1925. Sheikh Said, um islamita curdo, tinha de fato começou a rebelião em reação ao caráter turco secular e nacionalista do novo regime. Mas o regime kemalista marca-o de "agente britânico" e fez esta afirmação sem fundamento uma doutrina nacional, consagrando-o mesmo em livros escolares.

Nas décadas que se seguiram, "poderes estrangeiros" foram sempre achei que espreita por trás das "forças reacionárias." Irã e Arábia Saudita foram os suspeitos do costume. Quando Turks conservadores virou o rosto para a União Europeia - pela primeira vez durante a era do falecido Turgut Ozal 1983-1993 e, em seguida, sob o governo AKP desde 2002 - o termo"imperialismo ocidental", também foi colocado em uso. Ao longo dos anos 1990 e 2000, kemalistas hard-core argumentou que o "imperialismo" estava por trás das forças "reacionárias". Para eles, o AKP não era nada mais do que o boneco de ficção dos Estados Unidos "projeto Islã moderado."

A combinação dessas duas narrativas demonizar feitas para propaganda poderosa. Aqui foi a revolução kemalista perseguir um forte, independente e iluminado Turquia lançados contra "traidores" que resistem a revolução só para os seus próprios interesses sujos e servem como agentes com "forças estrangeiras".

Então, essa foi a retórica dominante do Velho Turquia.

E sobre o New Turquia?

Quase nada mudou. Os governantes do New Turquia, também, a pretensão de ser a realização de uma revolução gloriosa para construir uma Turquia forte, independente e iluminado. Eles também acusam os círculos da sociedade que resistem a sua revolução de "buscar para voltar ao Velho Turquia", em outras palavras, de ser a propaganda utilizada para demonizar as novas "forças reacionárias" também é familiar "reacionário.": Aqueles "forças reacionárias" tinha interesses escusos sinistras no Velho Turquia e eles são "traidores" que servem "potências estrangeiras."

Tomemos, por exemplo, a explosão de Presidente Recep Tayyip Erdogan contra "peões buscando trazer de volta a velha Turquia" em um discurso que fez em dezembro de 2014. Ele disse: "Quanto mais o país abraçou a New Turquia, mais aqueles avessos à nação insistiu na antiga Turquia. Nunca supor que eles desistiram de insistir, na saudade e esforçando-se para o velho Turquia. Enquanto a Turquia continua a crescer, tornando-se mais próspero e pacífico, os atores estão se esforçando para reviver o velho Turquia. O terrorismo é um esforço para reviver o velho Turquia; as tentativas de golpe são um esforço para reviver que a Turquia ".

A realidade chave Erdogan se recusa a ver é que os partidários do "New Turquia" não são "a nação", como ele afirma, mas apenas o seu próprio eleitorado, que compõem cerca de metade da nação. A outra metade é suspeito de este "New Turquia." Eles talvez muito longo para alguns elementos do "Old Turquia" ou procurar um completamente diferente "nova". A democracia liberal exige o reconhecimento de todos os pontos de vista como legítima, e promovendo um diálogo civilizado e consenso entre eles. Ideologias "revolucionário", no entanto, glorificar a si mesmos como os portadores justos de uma missão sagrada, enquanto demonizar e suprimindo os seus inimigos "contra-revolucionários".

Deve ser uma grande ironia da história que os islâmicos da Turquia se opuseram a esta narrativa "revolucionário" por décadas, quando estava em mãos kemalistas, mas abraçou-lo muito rapidamente e com grande entusiasmo, assim que coloquei as mãos no poder.

Jornalista Ayse Bohurler, uma figura rara crítica no AKP universo que está ciente de que a ironia, escreveu um aviso educado no Yeni Safak diária em agosto. "Como alguém bem lido na história, este espírito de renovação sempre me assustou. Além disso, passamos a maior parte de nossas vidas lutando contra aqueles que afirmavam que a nossa fé e visão de mundo são imposições arcaicas e resistir em nome da modernização ", escreveu ela. "Agora, ao realizar a restauração, deve-se prestar atenção a esta psicologia. Porque eu sou um conservador! "

O conservadorismo Bohurler refere-se a deve ser a noção de conservadorismo político desenvolvido por pensadores como Edmund Burke, que defende o progresso evolutivo cauteloso, gradual e empírica ao invés de revoluções clamorosas promissor para definir o céu na terra. Eu sempre valorizado este tipo de pensamento conservador, como o subtítulo de um dos meus livros reflete - "Revolutions estão errados, a revolução kemalista foi errado, também." Minha objeção chave para a revolução kemalista sempre resultou de sua designação da miríade "forças reacionárias" e "inimigos internos" na sociedade.

Essa é a razão pela qual eu estou cada vez mais apreensivo sobre esse "New Turquia", que é mais uma vez cheio de "forças reacionárias" e "inimigos internos". O AKP começou a usar esta narrativa, a princípio de forma tímida depois de sua vitória eleitoral em 2011 e, em seguida, deu-lhe um impulso pleno depois de 2013, na sequência dos protestos Parque Gezi. Será que este "revolucionário" ponto de narrativa para uma euforia temporária de vitória ou de um regime autoritário com duração semelhante ao Kemalism? É difícil dizer no momento. Mas não importa o que, deve ser criticado.

Fonte: Pulse

Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário