quinta-feira, 19 de março de 2015

BRASIL: O PERFIL DO MANIFESTANTE QUE FOI ÀS RUAS EM SÃO PAULO E PORTO ALEGRE


Institutos de pesquisa traçaram os perfis dos manifestantes que participaram dos atos anti-Dilma nas cidades de São Paulo e Porto Alegre. Confira o resultado

O Instituto Índex realizou entrevistas com 766 pessoas que participaram da manifestação em Porto Alegre/RS. A margem de erro é de 3,6 pontos percentuais para mais ou para menos, com uma margem de confiança de 95%.
PORTO ALEGRE

Entre os entrevistados, a divisão por gênero ficou praticamente parelha, com 51,2% de homens (392) e 48,8% de mulheres (374). A maior parte dos manifestantes que responderam à pesquisa tem entre 25 e 44 anos (42,3%) e concluiu o Ensino Superior (68,4%).

Chama a atenção o perfil de renda dos participantes. Segundo o levantamento Índex:

— 5% recebem entre um e dois salários mínimos
— 22,7% recebem entre três e cinco salários mínimos
— 31,9% recebem entre seis e dez salários mínimos
— 40,5% recebem mais de dez salários mínimos

Na divisão por raça, os brancos respondem por 87,2% dos entrevistados, com apenas 9,9% de negros e 2,9% de pardos. Conforme a pesquisa do Índex, o emprego não está entre as principais preocupações dos entrevistados no protesto realizado na Capital — 73,6% responderam que nenhum integrante de seus domicílios está desempregado.

No que diz respeito às eleições do ano passado, 76% responderam ter votado em Aécio Neves (PSDB-MG) para a Presidência da República.
SÃO PAULO

Motivações. Protestar contra a corrupção foi a principal motivação das pessoas que resolveram ir à manifestação de domingo (15) em São Paulo, mostra pesquisa Datafolha feita durante o ato. O pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff, usado por alguns dos grupos organizadores do ato, vem em segundo lugar. Foi mencionado por 27%. Protestar contra o PT (20%) e contra os políticos (14%) foram as outras razões mais citadas.

Voto e participação. No universo dos 210 mil manifestantes que estiveram na av. Paulista no domingo, 82% declararam ter votado no tucano Aécio Neves no segundo turno da eleição presidencial de 2014, 37% manifestaram simpatia pelo PSDB e 74% participavam de protesto na rua pela primeira vez na vida.

Renda e escolaridade. 41% dos presentes no ato da avenida paulista declararam receber mais de 10 salários mínimos e 76% dizem possuir nível superior. Veja aqui a íntegra da pesquisa.

Fonte: Datafolha - RBS

Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário