quinta-feira, 26 de março de 2015

FINLÂNDIA VAI SER O 1º PAÍS DO MUNDO A ACABAR COM AS MATÉRIAS ESCOLARES


Já faz algum tempo que a educação na Finlândia vem recebendo destaque mundial, sendo considerada como uma das melhores do mundo. Entre seus diferenciais estão a valorização dos professores, das artes e de diferentes formas de ensino, além de uma redução no número de provas. Mas agora o país pretende dar mais uma guinada em seu sistema de ensino: abolir as matérias escolares.

A gerente educacional de Helsinki, Marjo Kyllonen, explica a mudança: “Nós ainda temos escolas ensinando à moda antiga, que foi proveitosa no início dos anos 1900 – mas as necessidades não são mais as mesmas e nós precisamos de algo adequado ao Século 21”. E, em uma época em que a trans e a multidisciplinaridade estão com tudo, não há nada mais sensato a fazer do que inserir esta ideia também nas escolas.

Agora, as matérias serão substituídas pelo estudo de fenômenos, método que já é adotado por cerca de 70% dos professores das escolas de ensino médio da capital do país. A ideia é que cada fenômeno possa ser estudado com diferentes abordagens: a Segunda Guerra, por exemplo, poderia reunir professores de História, Geografia e Matemática.

As escolas do país já são obrigadas a oferecer ao menos um período de ensino multidisciplinar baseado em fenômenos, enquanto na capital Helsinki, as instituições são encorajadas a oferecer dois períodos de ensino seguindo este estilo – e a tendência é que este número siga aumentando nos próximos anos.

E você, o que acha da ideia? 

Deixe sua opinião nos comentários!

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário