quarta-feira, 25 de março de 2015

MINISTRO DE RELAÇÕES EXTERIORES DO IÊMEN PEDE INTERVENÇÃO CONTRA REBELDES


O ministro de Relações Exteriores do Iêmen, Riad Yassin, pediu uma "imediata" intervenção militar árabe contra os rebeldes xiitas, que avançam para o sul do país.

Yassin disse nesta quarta-feira, 25, à emissora de televisão Al-Arabiya, de Dubai, que o Iêmen havia pedido aos países árabes — especialmente as nações sunitas ricas em petróleo do Golfo Pérsico — que enviem forças aéreas e navais para conter os rebeldes xiitas, conhecidos como houthis. 

O ministro acusa os houthis de abrirem caminho para a tomada iraniana do Iêmen. Os rebeldes negam ter ligações com Teerã. 

As declarações do ministro foram feitas horas depois de o presidente iemenita Abed Rabbo Mansour Hadi ter fugido de seu palácio em Áden, onde estava desde que deixou a prisão domiciliar em Sanaa, para um local desconhecido. Os rebeldes ofereceram uma recompensa em dinheiro pela captura do presidente.

Hadi fugiu horas depois de a emissora de televisão dos rebeldes ter informado a tomada da maior base aérea do país. Esta base fica a apenas 60 quilômetros de Áden, a cidade portuária onde Hadi havia estabelecido a capital temporária do Iêmen.

Testemunhas disseram ter visto um comboio com veículos presidenciais deixando o palácio de Hadi nesta quarta-feira. A residência fica no topo de uma colina de onde se vê o Mar da Arábia. 

Funcionários da presidência disseram que Hadi está numa sala de operações supervisionando a resposta de suas forças. As fontes, que falaram em condição de anonimato, negaram-se a informar a localização da instalação. 

O avanço dos rebeldes xiitas ameaça jogar o país árabe mais pobre do mundo numa guerra civil que pode atrair vizinhos do Golfo. Hadi já pediu que a Organização das Nações Unidas autorize uma intervenção militar no país. 

A televisão estatal iemenita, controlada pelos houthis, ofereceu US$ 100 mil pela captura de Hadi. Autoridades disseram que o ministro da Defesa, major-general Mahmoud al-Subaihi e seu principal auxiliar foram detidos na cidade de Lahj, no sul, onde havia confrontos com forças houthis. Os dois teriam sido transferidos para Sanaa.

Fonte: Estadão

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário