segunda-feira, 30 de março de 2015

SITUAÇÃO NO IÊMEN PODE SER O COMEÇO DE UMA GUERRA CIVIL


A situação no Iêmen pode se tornar o início de uma guerra civil, especialmente tendo em conta o apoio externo de ambas as partes, opinou nesta sexta-feira (27) o chefe do Comitê internacional do Conselho de Federação russa, Konstantin Kosachev.

A coalizão internacional, com a participação da Arábia Saudita e de outros Estados do golfo Pérsico, começou na noite da quinta-feira (26) a operação militar contra os rebeldes houthis que têm controle sobre a maior parte do Iêmen. A coalizão realizou ataques aéreos contra o aeroporto da capital Sanaa e vários alvos militares. Como resultado, dezenas de pessoas mortas. Mais cedo, o presidente do Irã, Hassan Rohani, condenou a operação militar no Iêmen.

Konstantin Kosachev comentou os acontecimentos:

“A situação no Iêmen é explosiva, as partes em conflito são igualmente fortes e prontos para o combate. Poderia ser o início de uma guerra civil, especialmente porque ambos os lados têm apoio externo.”

Ele sublinhou que a Arábia Saudita interfere no conflito sem uma resolução da ONU, e a Liga Árabe tomou uma decisão adequada sobre o fato.

O deputado russo também notou padrões duplos que os Estados ocidentais aplicam à avaliação das situações no Iêmen e na Ucrânia:

“O presidente do Iêmen deixou o país, mas a posição dos EUA é que a legitimidade do presidente não está em questão, mas que os rebeldes devem depor as armas.”

Ao mesmo tempo quando o presidente eleito ucraniano Viktor Yanukovich se encontrava na mesma situação, ele foi declarado pessoa non grata imediatamente. Segundo o deputado Kosachev, ambos os Estados sofreram um golpe de Estado.

Ao responder à questão da emissora Sputnik, se os EUA poderiam participar na propagação do conflito, Kosachev disse:

“Não tenho dúvidas que existiu a participação [norte-americana]”.

Ao mesmo tempo, ele achou difícil falar sobre a motivação, acrescentando que os norte-americanos às vezes agem irracionalmente.

Segundo o deputado, a Rússia já propôs uma solução pacífica para a situação, evitando o uso da força e por via de compromisso e das negociações.

Fonte: Sputnik

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário