quinta-feira, 23 de abril de 2015

15 RITUAIS FASCINANTES QUE OS JUDEUS ORTODOXOS PRATICAM EM ISRAEL


Sendo o Brasil um país predominantemente cristão, é normal que determinados costumes e tradições comuns para outras crenças nos pareçam intrigantes. Exemplos disso são diversos rituais praticados pelos seguidores do judaísmo — que parecem completamente inusitados aos olhos de quem não pertence a essa religião.

Pois, pensando em matar um pouco a curiosidade de muita gente, o fotógrafo Yaakov Naumi — que, segundo Ellyn Kail do portal Feature Shoot, cresceu em Bnei Brak, uma cidade localizada na região metropolitana de Tel Aviv e que consiste em uma das principais comunidades ultraortodoxas de Israel — retratou uma série de rituais e celebrações fascinantes do judaísmo, as quais você pode conferir a seguir:

1 – Vida longa


A imagem acima mostra um homem deitado no interior de uma cova recém aberta — e de onde foram retirados os restos mortais de um antigo ocupante — em uma prática que serviria para prolongar a expectativa de vida.

2 – Perdão dos pecados


A foto mostra uma senhora passeando com uma galinha antes da realização de um ritual chamado Kaparot, no qual a ave será passada sobre sua cabeça para que todos os pecados cometidos durante o ano anterior sejam transferidos para o animal. Geralmente, esse rito é praticado na véspera do Yom Kippur — ou “Dia do Perdão”, uma das celebrações mais importantes do judaísmo —, e a galinha é sacrificada e doada para caridade.

3 – Mais perdão


Outro ritual realizado antes do Yom Kippur com o objetivo de “zerar” os pecados cometidos durante o ano anterior é o Tashlich, retratado acima. Praticado por homens judeus da dinastia Hasidic, a cerimônia envolve visitar um corpo hídrico — no caso da foto, foi improvisada uma piscina com peixes — e jogar pedacinhos de pão ou alimentos semelhantes na água para simbolizar o ato de jogar fora todas as transgressões.

4 – Primeiro livro


As crianças da foto acima — da dinastia chassídica Nadvorna — foram clicadas durante uma celebração chamada chumash, na qual recebem sua primeira Torá, ou seja, seu primeiro livro contendo as leis judaicas.

5 – Fogueira


A imagem que você acabou de ver mostra um grupo de homens e meninos ateando fogo a uma bandeira de Israel durante a celebração da festa conhecida como Lag Ba’Omer, na qual fogueiras são acesas por comunidades judaicas de rodo o mundo. A ocasião marca a morte de Shimon Bar Yochai, um dos rabinos mais importantes do judaísmo, que viveu na Galileia na época da dominação romana e depois da destruição do segundo Templo de Jerusalém.

6 – Plantas sagradas


Na foto, Yaakov Naumi clicou homens cobertos com seus xales de oração segurando quatro tipos de plantas diferentes — folhas de palmeira, citrus, murta e salgueiro — durante o Hoshana Rabbah, que ocorre no último dia da festa judaica de Sukkot.

7 – Colheita


Os homens acima realizaram um comando bíblico que dita que eles devem colher trigo com uma pequena foice de mão. O resultado da colheita é, então, armazenado por quase um ano e, depois, o cereal deve ser moído até virar farinha — que será utilizada para preparar pão sem levedura ou qualquer tipo de fermento para ser consumido durante o Pessach, como é conhecida a “Páscoa” judaica.

8 – Filho primogênito


Acima, Yaakov Naumi registrou um tradicional ritual judaico conhecido comoPidyon haben ou Redenção do Filho Primogênito. A cerimônia ocorre quando o bebê (nascido de parto natural e sem que a mãe judia tenha passado por um aborto ou cesariana anterior) cumpre 31 dias de vida, e o pai “compra” o filho de um Kohen — ou um sumo sacerdote de um dos antigos templos de Jerusalém — pagando cinco moedas de prata.

9 – Redenção


Assim como existe o Pidyon haben, também existe uma celebração chamadaPidyon Peter Chamor — ou algo como Redenção do Asno Primogênito. Durante esse ritual, os judeus enfeitam um asno e uma ovelha com pérolas e outras contas brilhantes, e ele faz parte das 613 leis que são celebradas na bíblia judia.

10 – Protesto


Milhares de judeus ultraortodoxos foram clicados enquanto dançavam durante protesto contra uma proposta do parlamento israelense de introduzir a obrigatoriedade do serviço militar para membros da comunidade Haredi.

11 – Véspera


Na fotografia acima, Yaakov Naumi mostra um casal dançando diante de uma plateia de judeus ultraortodoxos na véspera de seu casamento.

12 – Casório


A imagem acima mostra judeus estritamente ortodoxos reunidos para assistir à uma tradicional cerimônia de casamento celebrada em Bnei Brak. 

13 – Dança de casamento


Acima o retrato mostra um rabino dançando com a neta durante o casamento da moça. A dança se chama mitzvah tantz e, durante essa atividade, além do avô, o pai e irmãos do noivo também dançam com a jovem segundando uma corda, já que de acordo com a Torá, os homens são proibidos de tocar uma mulher com a qual eles não são casados.

14 – Punição


A foto que você acabou de ver mostra um judeu da dinastia chassídica de Lelovsendo “chicoteado” com uma tira de couro por outro religioso durante um ritual chamado Malkot. O ato é realizado nas sinagogas antes do início do Yom Kippur, e serve para simbolizar o castigo simbólico pelos pecados cometidos.

15 – Funeral


Para finalizar a seleção de imagens, acima você pode ver uma fotografia clicada por Yaakov Naumi durante o funeral do rabino Yosef Shalom Elyashiv, acompanhado por milhares de judeus ultraortodoxos em Meah Shearim, em Jerusalém.

Fonte: Feature Shoot /Ellyn Kail

Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário