sexta-feira, 24 de abril de 2015

BRASIL: OS FUNDAMENTALISTAS, A BÍBLIA E O "DIREITO"... A ASSASSINAR?


O deputado Peninha (PMDB-SC), integrante da "bancada da bala", pretende aumentar a circulação de armas no país e usa a Bíblia para pregar o assassinato

A abolição da pena de morte é um marco civilizatório, embora alguns estados ainda a pratiquem -- e muito embora, no Brasil, como tantas outras hipocrisias do nosso sistema, ela seja formalmente ilegal, mas costumeiramente aplicada pelas polícias, sem sequer acusação, defesa, julgamento e condenação. O Brasil é signatário de tratados internacionais que proíbem a pena de morte e, por isso mesmo, é alvo de sanções por parte dos organismos internacionais encarregados de fazer cumprir esses tratados: pela persistência das execuções sumárias praticadas pela polícia no vácuo da legalidade. É por isso que existe hoje na Câmara dos Deputados uma CPI (da qual faço parte) que investiga o extermínio da juventude negra e pobre, alvo predileto das execuções ilegais.

Apesar disso tudo, e por incrível que pareça, os fundamentalistas do novo congresso House of Cunha, ignorando o Estado de Direito, no seu empenho por levar o Brasil de volta para a Idade das Trevas, querem legalizar os homicídios hoje praticados na ilegalidade. O deputado Peninha (PMDB-SC), integrante das bancadas "da Bíblia" e "da Bala" e autor de um projeto de lei que pretende aumentar a circulação e o uso de armas no país (um incentivo ao aumento da violência e da morte num país que já tem muito de ambas as coisas), fez nessa semana um post assustador, com uma imagem de um revólver em cima de uma Bíblia com a seguinte legenda: "Bandido bom é bandido morto".

O que este fundamentalista defende é algo ainda pior que a legalização da pena de morte: ele está convidando as pessoas a matar -- e o "Não matarás"? Ele justifica citando uma passagem do Antigo Testamento: "Se o ladrão for achado roubando e for morto, o que o feriu não será culpado do sangue" (Êxodo 22:2).

Uma das coisas que causa estranhamento é o uso do Êxodo. Primeiro, por ser o segundo livro mais antigo do Pentateuco (nome dado aos cinco primeiros livros do Antigo Testamento, que a tradição judaica atribui a Moisés); trata-se de um texto anterior à existência de um sistema judiciário, código penal, dos exércitos regulares, polícias e de prisões, tudo aquilo que este deputado e a bancada da Bala e da Bíblia defendem.

O que se coloca aqui? Defende-se as polícias ou a justiça pelas próprias mãos? Código Penal ou Lei de Talião? Se a defesa for desta última, deveriam, por coerência, parar de apresentar projetos de redução da maioridade penal, de novas tipificações de crimes hediondos, e coisas do tipo. Rasga-se a lei, decreta-se o fim do judiciário e das polícias e voltamos todos aos tempos bíblicos. Segundo, o Êxodo faz parte de um código amplo de regras destinadas a um povo específico no meio do deserto: o povo hebreu. Tem regras sociais, culturais, religiosas e até dietéticas. Poderíamos pegar uma lei do Código Penal Brasileiro e dizer que não vamos cumpri-la porque não gostamos dela? Claro que não. Bom, para o Pentateuco vale o mesmo, ainda mais que a bancada da Bíblia diz que é a palavra de Deus e não pode ser modificada. Ou se cumpre tudo, ou não é bem assim que a banda tem que tocar. Cumprir tudo significa não só não misturar linho com seda ou não comer camarão, mas fazer todos os sacrifícios animais previstos no texto --esses que os fundamentalista condenam quando querem injuriar o povo de terreiro.

Salta aos olhos a “seletividade” da citação. Como também, a “seletividade” das leis, dos homens e de Deus.

Se o deputado Peninha e seus comparsas fundamentalistas quiserem levar a sério, na nossa época e com tanta literalidade, a passagem 22:2 do Êxodo, ele deveria também fazer menção ao horário permitido para "matar o ladrão". Pois é: na passagem seguinte, 22:3, o Êxodo diz que se o ladrão for morto "depois de nascer o sol", será considerado homicídio. Aí não pode! Nesse horário, o certo é obrigar o ladrão a devolver o roubado e, se ele não fizer, vendê-lo como escravo para pagar pelo roubo. Será que o deputado Peninha também vai defender a venda de ladrões como escravos? Ele vai propor, para isso, a revogação da lei Áurea? Claro que não, da mesma forma que eles usam o Levítico para injuriar os gays, mas nada dizem sobre as passagens do Levítico que proíbem comer frutos de mar.

Mas a seletividade não acaba aí.

Peninha esquece, como cristão que ele afirma ser, as lições de Jesus Cristo quanto ao amor e ao perdão e seus ensinamentos, que contradizem a interpretação que pessoas cheias de ódio, como ele, fazem de alguns trechos do Antigo Testamento, como a passagem do Êxodo que ele cita. Aliás, Jesus foi executado em sua época por gente como esse deputado. Foi executado junto a dois ladrões (Mateus, 27:38). De fato, o Antigo Testamento, considerado "a lei morta de Moisés", foi proibido pela igreja e a simples leitura dele era considerada uma heresia, condenada (outra vez) com a pena de morte, executada nas fogueiras da Inquisição. Os falsos profetas das igrejas fundamentalistas neopentecostais voltam ao Antigo Testamento apenas para resgatar passagens isoladas, fora de contexto, mal contadas e pior compreendidas, para justificar seus discursos de ódio, seus projetos medievais e, enquanto isso, continuar enriquecendo.

Será que a pena de morte para os ladrões que o deputado Peninha propõe vai valer, também, para os pastores ladrões, esses que ficam milionários tirando dinheiro do bolso dos fieis, praticando o charlatanismo e participando em todos os esquemas de corrupção?

Fonte: Carta Capital

Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário