sexta-feira, 17 de abril de 2015

DCNS INICIA CONSTRUÇÃO DA PRIMEIRA CORVETA GOWIND 2500 DO EGITO


ENTREGA DE TODAS AS QUATRO CORVETAS À MARINHA EGÍPCIA, UMA DE CONSTRUÇÃO FRANCESA E OUTRAS TRÊS A SEREM CONSTRUÍDAS EM ALEXANDRIA, DEVERÁ OCORRER ATÉ 2019, COM A PRIMEIRA UNIDADE EM 2017
-

Em nota divulgada nesta quinta-feira, 16 de abril, a DCNS informou que em suas instalações de Lorient (França) foram iniciados os cortes de metal para a primeira corveta Gowind 2500 encomendada pelo Egito, na presença de autoridades da Marinha Egípcia. A cerimônia foi realizada no dia 15.

O Egito encomendou quatro corvetas do tipo à DCNS, uma a ser construída na França e outras três no Egito, em estaleiro localizado em Alexandria, com transferência de tecnologia. O contrato foi assinado em julho de 2014 e prevê-se que a primeira unidade seja entregue em 2017 (menos de quatro anos após a assinatura) e que toda a encomenda seja finalizada até 2019. Segundo a DCNS, a oferta da Gowind 2500 venceu concorrentes pelo contrato egípcio devido tanto à qualidade quanto ao custo atrativo, assim como o compromisso com prazos bem curtos.


Corte de metal para a primeira Gowind 2500 do Egito – foto DCNS

A empresa também informou que busca uma parceria de longa duração com a marinha e a indústria do Egito, e nesse contexto também está a venda de uma fragata FREMM ao país em fevereiro deste ano. A DCNS deverá fornecer ao país tanto o conhecimento para a construção das corvetas quanto o apoio à operação da FREMM.

O modelo Gowind 2500 também já tem contrato com a Malásia para o projeto e construção local de seis unidades. A corveta responde a necessidades de marinhas que desejam um navio multimissão para exercer soberania, proteger operações navais e combater o tráfico ilícito. Os navios incorporam o sistema de combate SETIS (desenvolvido também para a FREMM) o “módulo panorâmico de sensores e inteligência” (PSIM – Panoramic Sensors and Intelligence Module) que incorpora diversos instrumentos num mastro integrado, assim como o Centro Operacional e os compartimentos técnicos. Contam também com alto grau de integração, automação e comunalidade com outros sistemas da DCNS.

  • Características básicas da Gowind 2500
  • Comprimento total: 102 metros
  • Boca: 16 metros
  • Deslocamento: 2.600 toneladas
  • Velocidade máxima: 25 nós
  • Alcance: 3.700 milhas náuticas a 15 nós
  • Tripulação: 65 pessoas (incluindo destacamento aéreo)
Fonte: Naval

Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário