quinta-feira, 30 de abril de 2015

ESQUECIMENTO DO PAPEL DO EXÉRCITO VERMELHO É FRUTO DA MENTIRA DA GUERRA FRIA


Uma recente pesquisa aponta que só 13% dos europeus conhecem o papel decisivo do Exército Vermelho, que libertou a Europa do fascismo e nazismo. Segundo o historiador brasileiro João Claudio Platenik Pitillo, da UERJ, este é o resultado lógico da campanha de desinformação que teve lugar durante a Guerra Fria.

Em uma entrevista à Sputnik Brasil, o historiador, que é autor do livro "Aço Vermelho: Os Segredos da Vitória Soviética na Segunda Guerra Mundial", disse que o Ocidente realizou toda uma campanha durante a Guerra Fria que terminou em uma revisão drástica de História. Esta revisão afetou todos os países:

"Essa ignorância também está aqui no Brasil. E isso é fruto da Guerra Fria. A Guerra Fria foi muito hábil em produzir uma Segunda Guerra Mundial onde os ocidentais, a França, a Inglaterra, os Estados Unidos, fizeram uma revisão da História <…> Depois, eles se colocam como países centrais na derrota do nazismo e por último, eles se colocam na vanguarda da luta anticomunista. Eles criaram o espantalho do comunismo, que tinha que ser combatido".

Afinal, a confusão gerada pelo Ocidente fez com que o próprio Ocidente esquecesse quem era inimigo e quem era aliado: "A confusão deles foi tão grande que eles muitas vezes retratavam o comunismo e o nazismo como a mesma coisa", ressalta o historiador.

Houve quem chegasse a afirmar que a culpa pela Segunda Guerra Mundial foi da União Soviética.

"A nossa missão como historiadores é combater isso. Isso é uma mentira que, ao fim e ao cabo, só vem beneficiar o nazi-fascismo", frisa Platenik Pitillo.

Comentando os números da pesquisa (13% têm conhecimento do papel do Exército Vermelho, 43% acreditam ingenuamente que a vitória foi obra do exército dos EUA), o historiador brasileiro disse que esse resultado, lamentavelmente, pode não ser o pior. Ele acredita que "no Brasil, o percentual seja já maior"; mas acha que é principalmente um problema da educação.

Nisso, ele coincide com o chefe da Administração do presidente da Rússia, Sergei Ivanov, que, em entrevista hoje ao canal RT, disse o seguinte:

"Eu acho que nós não podemos reescrever a História. Porque existem muitos documentos históricos que provam que a União Soviética desempenhou um papel importantíssimo para um desenlace positivo da guerra mais cruel da História mundial".


© SPUTNIK
Quem salvou a Europa do nazismo?

Segundo Ivanov, estas tentativas de reescrever a História não têm justificação:

"Eu estou hoje preocupado pelo fato de nos EUA e em certos países da Europa Ocidental, os políticos tentarem reescrever a História, deturpar a História, colocando, por exemplo, o comunismo e o fascismo ao mesmo nível. Tudo isso não corresponde à realidade, é simplesmente mentira <…> E quanto mais tempo passa, com mais obstinação os países ocidentais fazem uso deste meio, eu diria, que não é muito aceitável do ponto de vista moral, para isolar a Rússia".

Justiça para o Brasil também

O Brasil também participou da Segunda Guerra Mundial, sendo o único país latino-americano a combater. Foi como aliado dos EUA, mas os EUA preferem calar o fato, diz Platenik Pitillo. Não há nenhum livro que mencione a atuação brasileira no conflito.

Mas a presidente Dilma Rousseff pode afinal mudar a situação. Dilma deve assistir à Parada da Vitória em 9 de maio em Moscou. Segundo o professor Platenik Pitillo, trata-se de um evento muito significativo:

"Pela primeira vez, um presidente brasileiro vai assistir ao Dia da Vitória em Moscou <…> Eu acho que é um avanço. Porque o Brasil participou da luta na Europa do lado dos Estados Unidos, e nós nunca recebemos, porparte dos estadunidenses o devido respeito pela atuação na Itália. O Brasil teve uma participação gloriosa na Itália, e nós não aparecemos em nenhum livro da história".

Talvez por parte da Rússia o Brasil afinal receberá o devido reconhecimento, negado pelos EUA.

Vale lembrar que os Estados Unidos têm admitido estar pressionando líderes de certos países de maneira a que estes desistam de viagens a Moscou para homenagear os 70 anos da vitória na Segunda Guerra Mundial. Em abril, ganhou notoriedade o caso do presidente tcheco, Milos Zeman, que após ter confirmado a sua decisão de ir à praça Vermelha, foi chamado pelo seu colega estadunidense, Barack Obama.

Zeman disse naquela altura que não se podia esquecer que foi a União Soviética quem libertou a antiga Tchecoslováquia do nazismo.

Mais recentemente, em um briefing no Departamento de Estado dos EUA, a porta-voz desta autarquia, Marie Harf, confessou que as autoridades querem ver as posições dos seus países aliados e "parceiros" mais alinhadas com a dos próprios EUA.

Fonte: Sputnik

Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário