sexta-feira, 24 de abril de 2015

FOTOS REVELAM AS MARAVILHAS ESCONDIDAS NAS CAVERNAS


Com mais de 30 anos de experiência como um explorador de cavernas e guia em seu currículo, o fotógrafo australiano John Spies é um especialista em navegar as formações incríveis e passagens sinuosas de sites subterrâneos nunca antes vistas pelo homem. Câmera na mão, o aventureiro tem viajou para as profundezas de mais de 80 cavernas em Laos, Tailândia e Vietnã, inclusive algumas cavernas anteriormente desconhecido por seres humanos. Seus notáveis ​​explorações incluíram viagens ao Tham Xe bang-Fai uma caverna em Laos contendo a maior do mundo gour piscina e do Vietnã Pendure Son Doong, a maior caverna conhecida no mundo.

Inteiramente novos mundos podem ser encontrados nestas cavernas magníficas. Estalactites enormes pairam sobre rios subterrâneos, piscinas, terreno rochoso e planícies cobertas de vegetação exuberante. Alguns lugares só podem ser acessados ​​usando caiaques ou técnicas de escalada especializados, fazendo com que cada localização de um tesouro raramente visto ganhou por muito poucos. É absolutamente inspiradora para olhar para essas imagens impressionantes dos reinos do além escondidas sob a superfície iluminada pelo sol.

Embora Spies tem viajado por todo o Sudeste da Ásia, sua base é em Mae Hong Son, Tailândia, onde funciona uma pousada chamada Cave Lodge. Os visitantes podem relaxar em bungalows, desfrutar do ambiente natural, e experimentar as maravilhas de cavernas em passeios de aventura guiados pelo próprio Spies.

Editar : Entramos em contato com o fotógrafo para fazer algumas perguntas sobre a sua experiência de explorar cavernas extraordinárias. Leia a entrevista exclusiva abaixo.

Acima: A principal passagem do rio em Tham Lod, Mae Hong Son, Tailândia.


Um enorme banco de flowstone no túnel principal rio de Tham Xe estrondo Fai. Com mais de 15kms de passagem inspecionou a caverna é não só um dos maiores trechos de rios subterrâneos do mundo, é também um dos melhores decorado com calcificações fantásticas agarrados às paredes de passagem.


O ingresso, entrada a montante da Tham Xe estrondo Fai, Laos. A seção principal túnel 7 km longo do rio é mais acessado por caiaque.


Tham Huep é um túnel de 1,3 km de comprimento caverna que tem sido usada há séculos pelos moradores do Laos para acessar seu remoto, vila cercada-penhasco do outro lado da montanha de pedra calcária. As ruínas de um antigo templo budista no vale escondido atestam a antiguidade desta rota subterrânea.


Alpinista americano e cave explorer Josh Morris está entre estalagmites e estalactites e estalagmites formações em Hang Son Doong, no Vietnã.

Como é que você começar a explorar e fotografar cavernas?

Eu comecei a explorar cavernas na Tailândia, em 1977, quando eu estava trabalhando com o meu parceiro Thai correndo caminhadas de vários dias a colina tribo aldeias remotas. Nós viajamos em pequenos caminhos de montanha em muitas partes do Nth Tailândia para até 14 dias, mas a minha região favorita era na província de Mae Hong Son, perto da fronteira entre Tailândia e Myanmar. Esta área é dominada por acidentada carste highland e há centenas de cavernas, a maioria deles não explorado além da sua câmara de entrada. Algumas dessas cavernas foram esculpidas na rocha calcária por correntes ativas, enquanto outros são cavernas secas altas nos penhascos rochosos. De particular interesse para mim eram cavernas que tinham preservado os artefatos deixados por culturas passadas. Eu tenho encontrado os restos de caixões pré-históricos de registro de madeira de teca em mais de 80 cavernas no distrito de Pang Mapha de Mae Hong Son Province. Os enterros, completos com ossos, cerâmica, ferramentas e objetos de decoração são entre 1500 e 2200 anos de idade. Arte antiga da rocha sobreviveu em alguns sites e ferramentas de pedra até 30,00 anos de idade são comuns em entradas de cavernas e saliências.

Para algumas das primeiras descobertas na década de 1980 eu estava acompanhado por exploradores de cavernas australianas, e ao longo de muitas expedições que exploraram e mapeou dezenas de sistemas de cavernas. Os valores naturais das cavernas são impressionantes. Alguns estão decorados com formações de classe mundial, outros são o habitat de espécies novas de peixes caverna sem olhos ou outras criaturas troglobytic.Duas cavernas são o único habitat conhecido de um novo gênero de peixe caverna que adaptou suas barbatanas para subir cachoeiras em cavernas. Passei 6 dias em uma dessas cavernas, onde os níveis de dióxido de carbono foram uma constante de 5%, com a equipe da BBC Planet Earth filmando peixe sem olhos. Eles usaram cerca de 15 segundos de filmagem para o programa.


Vista do 'dragão incubação varanda' da câmara de entrada Tham Xe estrondo Fai.


Província Khammuoane no Laos está repleta de cavernas. Este precisava de um caiaque para explorar.


Maior piscina gour do mundo em Tham Xe estrondo Fai, Laos, enche de água durante a estação chuvosa, depositando uma camada fina de cristais de calcita nas bordas das piscinas a cada ano.


1380: Um enorme buraco céu, 100 metros mais alto do que o aventureiro americano Megan Ross, permite que a luz em uma seção reduzida do Hang Son Doong chamado The estalagmite em forma de espiral única é revestida com samambaias e musgos "Cuidado com os dinossauros.".


Escalar um calço em Tham Pang Kham, Mae Hong Son, Tailândia.

Suas experiências nestas cavernas escondidas deve ser de outro mundo. Quais são alguns dos seus pensamentos e sentimentos, sempre que você colocar o pé nesses lugares incríveis?

A maior emoção para os exploradores de caverna é encontrar uma caverna ou passagem que não há seres humanos que já entraram ou iluminado antes. Se ele continua indo, é difícil de parar, e se ele é grande com belas formações a emoção da descoberta é amplificado. Para muitos espeleólogos, o metro é, literalmente, a última fronteira para a exploração humana do nosso planet..the passado desconhecido. O resto é visível através do olho humano, por satélite, de sonar ou algum outro dispositivo de detecção. Caves são também o lugar mais escuro do universo que podemos experimentar, e que também pode ser um dos mais silenciosos. Acho-os tão absorvente em muitos níveis que é fácil esquecer o mundo lá fora. Depois de alguns dias de metro a sensação que se tem ao sair de uma caverna é semelhante ao renascimento.


Caiaque na câmara de entrada a jusante de Tham Lod, com roda névoa sobre as águas frias do Nam Lang.


A passagem fóssil, ao lado da entrada entrada de Tham Xe estrondo Fai é grande o suficiente para que a luz penetre e permitir um jardim verdejante de plantas de pouca luz para florescer.


Reflexões a partir de uma janela de carste em Hang Son Doong, no Vietnã.


A enorme túnel rio de Tham Xe estrondo Fai é decorado com magníficas cortinas flowstone.


A entrada jusante da Tham Xe estrondo Fai, Laos.

O que é uma visão ou experiência que se destaca em sua memória de seus anos de explorar cavernas?

No ano passado tive a oportunidade de visitar Pendure Son Doong, no Vietnã, a maior caverna do mundo. Esta caverna tem 2 buracos céu gigantes que permitem a entrada de luz no fundo da passagem da caverna. Uma delas tem apoiado uma floresta de árvores de grande porte, a 100 metros de profundidade. As diferenças de temperatura acima e abaixo do solo causam nuvens de névoa de roda para formar perto essas janelas cársticas gigantes e a visão surreal de dentro da caverna olhando para um céu buraco Pendure Son Doong é sublime. Igualmente impressionante, Tham Xe estrondo Fai, na mesma cama maciço de pedra calcária como Pendure Son Doong outro lado da fronteira, tem 15 kms de grande passagem, incluindo mais de 7kms de passagem fluxo gigantesco. Esta caverna, considerada pela equipe de exploração National Geographic como um dos maiores cavernas fluviais do mundo, é extraordinariamente decorado com flowstone, dripstone e estalagmites de proporções raramente visto no subsolo.

Cada caverna é diferente e alguns dos mais belos são pequenas com formações delicadas, como pérolas de caverna que se formam como pérolas em uma ostra ou cristais de aragonite pontiagudas que são incrivelmente frágil. Ao explorar nova caverna, você nunca sabe o que pode encontrar. O que é certo, porém, é que as cavernas são ambientes muito sensíveis e é fácil para os visitantes, não importa o quão cuidadoso, de causar danos ou impactos para formações, habitats ou vestígios arqueológicos. Para minimizar o risco de danos, prefiro visitar cavernas que possuem fluxos de ativos que inundam a passagem principal a cada ano, ao invés de seções fósseis onde cada passo deixa uma marca.

Caving não é o esporte mais seguro, e eu tive que recuperar um cadáver e ajuda em vários resgates de amigos feridos, uma experiência muito decepcionante. Caving Vertical é uma atividade desafiadora, onde as coisas podem dar errado, mas é um meio para um fim e alguns exploradores de cavernas pode deixar passar a chance de empurrar uma caverna mais profunda. Dependência de descoberta é o que tem tudo a ver. A experiência de ser o primeiro humano a sempre ver ou visitar um lugar de destaque é difícil de duplicar ... a menos que você vá espeleologia.

Fotografias e legendas cortesia de John Spies. Muito obrigado pela entrevista, John!

Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário