quinta-feira, 23 de abril de 2015

NORUEGA SERÁ PRIMEIRO PAÍS A DESLIGAR FREQUÊNCIA DE RÁDIO FM EM 2017


O Ministério da Cultura da Noruega anunciou que o desligamento nacional da frequência FM terá início em 2017, permitindo que o país mude por completo para a rádio digital. Será o fim de uma era.

Por que trocar a tecnologia analógica pela radiodifusão sonora digital (DAB)? Em comunicado, o ministério explica os motivos: ela oferece recepção livre de ruídos, e dará aos ouvintes noruegueses uma maior diversidade de canais de rádio.

É que a rede FM só tem espaço para cinco canais nacionais, enquanto o DAB já oferece 22 canais nacionais e tem espaço para mais vinte. Além disso, os custos na tecnologia digital são oito vezes menores: por isso, as estações vão economizar o equivalente a R$ 70 milhões por ano. O DAB também permite transmitir a mesma mensagem simultaneamente, em situações de emergência, por todas as estações.

Uma pesquisa diz que 56% dos noruegueses ouvem rádio digital todos os dias. De acordo com Thor Gjermund Eriksen, chefe da Norwegian Broadcasting Corporation, empresa pública responsável pela transmissão de TV e rádio da Noruega:


“Este é um dia importante para todo mundo que ama rádio. A decisão do ministro permite concentrar nossos recursos no que é mais importante: criar conteúdo de rádio diverso e de alta qualidade para nossos ouvintes”.

O rádio de frequência modulada, ou FM, foi patenteado em 1933 e vem compartilhando histórias há cerca de um século. Será questão de tempo até que outros países sigam o exemplo da Noruega?

Depende. Outros países na Europa e no sudeste da Ásia também estão no processo de transição para a DAB, só que essa tecnologia ainda não é tão difundida: nos EUA e América Latina, por exemplo, ela não é usada.

Ou seja, o Brasil não se despedirá do FM tão cedo – só dirá adeus à TV analógica. 

Fonte: Radio no

Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário