quinta-feira, 30 de abril de 2015

OPINIÃO: PATRULHAMENTO NIPO-AMERICANO DO MAR DA CHINA MERIDIONAL É INDESEJÁVEL


O Japão planeja realizar patrulhamento aéreo do mar da China Meridional junto com os EUA, anunciou nesta quarta-feira (29) a agência Reuters, alegando uma fonte japonesa anônima.

A fonte sublinhou que ainda não existe um plano completo, mas o Japão pode realizar patrulhamento conjunto com os EUA, usando para isso a ilha de Okinawa, que fica junto à área aquática do mar da China Meridional. Esta notícia apareceu durante a visita do premiê japonês a Washington.

Para esclarecer as possíveis consequências de tais atividades para a situação e a balança militar na região, a Sputnik falou com o presidente do Centro de Pesquisas do sul do Pacífico do Instituto de Pesquisas Internacionais da China Chen Shishun:

“O Japão e os EUA não têm competências para o patrulhamento o mar da China Meridional que até não é preciso na região. Neste momento a liberdade de navegação e a segurança de comunicações marítimas na região são garantidas sem quaisquer problemas. Além disso, a resolução de questões em torno do mar da China Meridional é da competência dos países da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN, na sigla em inglês), é uma questão interna dos respetivos países da região. Os EUA e o Japão não fazem parte de tais países e não são obrigados a patrulhar esta região”.

Mais do que isso, a presença militar conjunta é indesejável, opina o especialista:

"O patrulhamento nipo-americano do mar da China Meridional criará turbulência, piorará a segurança e prejudicará a estabilidade na região”.

Portanto, os objetivos do patrulhamento devem ser determinados:

“Se o objetivo do patrulhamento nipo-americano for paz e estabilidade na região, [devemos sublinhar que] a situação na região é bastante estável, não há crises na região que exigem que os EUA e o Japão defendam a paz e estabilidade – tais fatores são ausentes. Assim, eu espero que o Japão e os EUA não tomem tais medidas, e se precisarem realizar patrulhamento, farão consultas com os países da ASEAN. O patrulhamento conjunto dos EUA e Japão também influenciará a balança militar na região. O Japão e os EUA são forças para a região, cuja participação de assuntos do mar da China Meridional não terá o caráter construtivo, mas sim destrutivo”.

O especialista militar Vladimir Evseev por sua vez opina que os EUA em seus objetivos interesseiros estão empurrando o Japão para uma nova etapa de confrontação com a China:

“EUA não têm suficiente recursos para garantir a alimentação da sua presença na região do arquipélago Spratly para realizar a sua estratégia de volta à Ásia. Nestas condições eles simplesmente pressionaram Tóquio explicando isso pela atividade aumentada da China nesta área, inclusive da sua frota militar. Este passo supostamente resultará em deterioração das relações sino-japonesas”. 

A zona do mar da China Meridional fica bastante longe do território japonês e dali é difícil que venham ameaças diretas para a segurança do Japão. Ao mesmo tempo, a possível adesão do Japão ao patrulhamento militar desta área aquática significa de facto que o Japão a proclama como zona dos seus interesses.

Os especialistas em assuntos militares também acham que a decisão do Japão de iniciar voos sobre o mar da China Meridional pode levar o Japão a pedir acesso às bases aéreas das Filipinas o que pode exigir assinatura de um acordo de cooperação militar entre os dois países. Isto significa que no futuro na região pode surgir uma nova aliança militar entre EUA, Filipinas e Japão. É óbvio que este processo provocará uma reação ativa por parte da China. 

Fonte: Sputnik

Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário