sexta-feira, 24 de abril de 2015

QUEM É A MENINA QUE DISPARA UMA METRALHADA E DIZ QUE JÁ MATOU 400? - COM VÍDEO


Vídeo de uma menina curda de 6 a 7 anos disparando uma metralhadora está sendo repercutido em todo o mundo. Filmagem impressionante gerou debate sobre utilização cada vez mais frequente de crianças em propagandas de guerrilha

O vídeo (assista abaixo) de uma menina curda disparando uma metralhadora pipocou em sites da imprensa internacional e nas mídias sociais, levantando preocupações sobre táticas de propaganda usadas por grupos guerrilheiros.

As imagens sugerem que grupos curdos que combatem o ‘Estado Islâmico’ estariam usando as mesmas técnicas de propaganda usadas pelo grupo extremista ‘Estado Islâmico’ – com imagens de crianças realizando tarefas de combatentes.

A menina parece ter entre seis e sete anos. Ela conversa com um adulto que não aparece na gravação, possivelmente o seu pai, que pergunta a ela quantos combatentes do grupo autodenominado “Estado Islâmico ela matou.

“Quatrocentos”, diz ela, falando no dialeto curdo da região de Sulaymaniyah, no norte do Iraque.

Em seguida, a menina inclina-se sobre a metralhadora, maior do que ela, e com as duas mãos, dispara. Os tiros ecoam no deserto e o homem por trás da câmera grita: “Mate! Mate!”

A filmagem impressionante parece ter surgido pela primeira vez em meados de janeiro numa página do Facebook dedicada a vídeos pró-curdos e, pouco depois, surgiu num canal do YouTube chamado “YPG curdo”.

Vídeo:


O YPG, ou Unidades de Proteção do Povo, é o braço armado do Partido de União Democrática curdo na Síria.

A página “YPG curdo” contém vários outros vídeos que elogiam famosos batalhões de combate de mulheres curdas, além de gravações gerais, entre elas sobre como cozinhar batatas.

Não se sabe o quão popular o vídeo era antes do site de notícias sociais Vocativ dar atenção à gravação há uma semana – e, em seguida, diversos outros órgãos da imprensa.

Militantes do Estado Islâmico, que controlam amplas áreas da Síria e do Iraque, têm cada vez mais usado crianças em seus vídeos de propaganda.

O autor da página do Facebook na qual o vídeo foi originalmente publicado disse não ter nenhum parentesco curdo. Ele mora em Gaza e disse simplesmente admirar combatentes curdas. Ele também tem blogs e sites dedicados ao Exército russo e outras forças de combate.

Fonte: BBC

Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário