quinta-feira, 16 de abril de 2015

RAFALE PARA OS EMIRADOS: MINISTRO FRANCÊS DIZ QUE NEGOCIAÇÕES ESTÃO ‘NA DIREÇÃO CERTA’


Segundo reportagem do jornal indiano Economic Times o ministro das Relações Exteriores da França, Laurent Fabius, disse nesta quinta-feira (16/4) que as negociações para vender o caça Rafale aos Emirados Árabes Unidos estariam “indo na direção certa”.

A reportagem, que traz informações da AFP, afirma que em Paris o ministro disse à associação de imprensa anglo-americana que “há discussões sendo realizadas com os Emirados e elas estão indo na direção certa”. Esse comentário surge apenas alguns dias depois dele ter dito, sobre o mesmo assunto, que “todas as coisas vêm em grupos de três”, e pouco depois do acordo governo a governo com a Índia para venda direta de 36 caças franceses Dassault Rafale, que se seguiu a um outro com o Egito.

Caso as negociações sejam bem-sucedidas, esta poderá ser mais uma vitória para a fabricante Dassault Aviation, que lutou por anos a fio para conseguir exportar o Rafale. O contrato com o Egito, divulgado no início deste ano, compreende 24 jatos por cerca de 5,2 bilhões de euros e foi negociado em apenas três meses, segundo a reportagem. A venda ao Egito teria aberto a porta para negociações do Rafale emperradas com outros países – de fato, a Índia anunciou há poucos dias a compra de 36 caças durante a visita de sue primeiro ministro Narendra Modi à França.


O anúncio da compra “de prateleira” desses caças pela Índia, a serem fabricados na França para entrega mais rápida à Força Aérea Indiana, se deu após três anos de negociações exclusivas e tortuosas para a aquisição de 126 aviões – 108 dos quais a serem construídos na Índia – e que chegaram a impasses de preço e garantias decorrentes de questões relacionadas à fabricação local pela estatal indiana de aviação HAL.


Fotos (em caráter meramente ilustrativo): Dassault

Fonte: Aero

Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário