quinta-feira, 30 de abril de 2015

UCRÂNIA DERRUBA 30 MIL SITES PARA BLOQUEAR CINCO PÁGINAS “PRÓ-RÚSSIA”


O Serviço de Segurança Estatal da Ucrânia (SBU) conseguiu deixar quase 30 mil sites ucranianos fora do ar durante algumas semanas em uma desastrada tentativa de bloquear cinco páginas supostamente pró-russas, segundo informou nas redes sociais o CEO da companhia NIC.ua, Andrew Khvetkevich.Em 7 de abril, o SBU apreendeu os servidores da central de dados da empresa de hospedagem virtual, que também é o maior registrador de domínios da Ucrânia, após alegar que a companhia havia se recusado a cumprir um pedido oficial para derrubar os sites mencionados.

"Os serviços de segurança ucranianos pararam o funcionamento de uma série de sites que foram usados para levar a cabo atos de agressão informacional por parte da Federação Russa", afirmou o chefe do SBU, Markian Lubkivskyi, ao anunciar a operação contra a NIC.ua em sua página no Facebook.


No entanto, de acordo com a NIC.ua, dos cinco sites na mira do SBU, a companhia havia hospedado apenas um, e já tinha bloqueado a página em janeiro. Segundo a empresa, apesar de ter registrado nomes de domínio para alguns dos outros sites, ela nunca hospedara nenhum deles.

A NIC.ua também nega ter recebido qualquer pedido oficial do SBU para derrubar os sites, apenas uma solicitação digitalizada. E sob a legislação ucraniana, é ilegal bloquear um site sem documentos oficiais.

Na apreensão dos servidores, segundo o diretor executivo da companhia, o SBU conseguiu parar o funcionamento de 30 mil sites pessoais e empresariais que não tinham nada a ver com as páginas visadas pelas autoridades. Alguns deles permanecem fora do ar até agora. 

"63% das contas de hospedagem foram restabelecidas, as quais foram bloqueadas como resultado das ações do SBU. Estamos trabalhando constantemente para restabelecê-las!" escreveu Khvetkevich em sua conta no Twitter no último domingo (26).
Nesta quarta-feira (29), o CEO relatou que a NIC.ua já havia conseguido restabelecer todas as páginas bloqueadas, exceto 2%, devido aos danos causados a um servidor depois da apreensão: 

Ура! Оставшиеся 2% сайтов клиентов NIC.UA получается восстановить. Напомню: один сервер резервных копий был испорчен во время изъятия.— Andrew Khvetkevich (@khvetkevich) 29 abril 2015

Fonte: Sputnik

Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário