segunda-feira, 18 de maio de 2015

FASCISTAS QUE INFLUENCIARAM O NOSSO TEMPO


Céline foi um destacado escritor francês e era fascista. Pode a política extremista ao ponto da degradação impedir um escritor de ser escritor?

O caso não é único: Céline foi um destacado escritor francês do século passado e era fascista. Pode a política extremista ao ponto da degradação impedir um escritor de ser escritor? O ódio pode impedi-lo, portanto, de escrever sobre a humanidade? Pode e assim acontecerá, mas também neste caso a humanidade atravessou-se nos seus livros. Ódio aos judeus, negação do Holocausto, apoio a Hitler cujas tropas ocupavam o seu país, Céline permitiu-se tudo. E, apesar disso, foi um escritor.

Sabemos agora que Le Corbusier teve uma trajetória comparável. Charles Edouard Gris, suíço naturalizado francês, urbanista que revolucionou a sua profissão, foi um apoiante do regime de Vichy e um colaborador da ocupação nazi. É certo que na sua vida percorreu vários caminhos: em 1928 foi à URSS e apresentou uma proposta para o futuro Palácio dos Sovietes, que foi recusada. Começada a guerra, foi do lado fascista que se alinhou.

A publicação do livro de Xavier de Jarcy, "Le Corbusier, un fascisme français", que foi aqui assinalada no PÚBLICO, revelou estes e outros detalhes. A imprensa internacional seguiu o caso com atenção (aqui, aqui e aqui).

Não é para menos. Le Corbusier foi um dos criadores do planejamento urbano: imaginava uma cidade com três milhões de habitantes e as mudanças fundamentais no nosso modo de vida que nasceriam da urbanização concentrada. Apreciava um universo poderoso e concentrado, hoje diremos assustador e realista. Foi em todo o caso e por isso um dos construtores da modernidade tal como ela é, contraditória, ameaçadora, esperançosa. Na arquitetura, influenciou Niemeyer, que depois percorreu caminhos mais arejados – ele pensava uma cidade mais aberta. Na pintura, Matta (um dia encontrei-o em Paris e falava-me das linhas das cidades e das cores dos seus quadros, estava longe de imaginar este parentesco distante). Nas duas artes, Nadir Afonso, que com ele trabalhou no seu atelier. Por isso, influenciou-nos a todos.

A vida é imperfeita, mas a vida é vida.

Fonte: Carta Capital

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário