quarta-feira, 17 de junho de 2015

BRASIL: FUTEBOL DESPENCA EM AUDIÊNCIA NA GLOBO


Com as denúncias de corrupção na Fifa - que tem como centro as propinas nas 'transmissões televisivas' -, a TV Globo poderá sofrer novos abalos.

O site especializado Notícias da TV, editado por Daniel Castro, registrou nesta segunda-feira (15) que a transmissão do futebol na TV Globo teve sua pior audiência nos últimos três anos. "A partida contra a Chapecoense, no sábado, rendeu ao São Paulo a liderança no Campeonato Brasileiro. Para a Globo, no entanto, foi a pior audiência do futebol nacional em três anos na Grande São Paulo. Os 11,5 pontos do jogo só superam os 10,5 de Cruzeiro x São Paulo, em 30/6/2012". Mantida esta tendência de queda no Ibope, os filhos de Roberto Marinho – que não têm nome próprio, segundo o blogueiro afiado Paulo Henrique Amorim – poderão em breve aprontar ainda mais contra o futebol brasileiro.

Em março passado, a jornalista Keila Jimenez publicou na Folha que a TV Globo já estudava reduzir o espaço dedicado a esta paixão nacional em sua grade de programação. A audiência para os jogos dos principais clubes paulistas já apontava a forte tendência de queda. "Time que arrebanha a maior audiência no futebol exibido pela TV Globo, o Corinthians perdeu cerca de 26% de ibope nos jogos transmitidos pela emissora nos últimos quatro anos. O clube, que em 2010 obteve média de 23,8 pontos de audiência em suas partidas, encerrou 2014 com média de 17,5 pontos. Cada ponto equivale a 67 mil domicílios na Grande São Paulo".

Outros times também confirmaram a decadência nas transmissões do futebol. São Paulo, Palmeiras e Santos perderam 20% da sua plateia na Globo no mesmo período. "A mesma porcentagem de queda atinge o principal campeonato de futebol do país, o Brasileirão. Em 2010, a competição registrou média de 20,9 pontos de ibope. No ano passado, marcou 16,8 pontos de média. Nos últimos quatro anos, o Campeonato Paulista perdeu cerca de 23% de sua audiência. Já a Copa do Brasil, caiu 32%". Diante deste cenário, Keila Jimenez especulou:

"Com perdas anuais de audiência nos principais torneios da modalidade, a TV Globo pode diminuir a exibição de jogos de futebol em sua programação até 2017. Esse é um dos planos em estudo na rede a médio prazo, defendido por diretores que acreditam que o futuro do futebol está na TV por assinatura e nos serviços de pay-per-view". Para agravar ainda mais a situação deste esporte na telinha, em abril último a Fifa confirmou a venda da transmissão da Copa do Mundo de 2026 para a estadunidense Fox, conforme notícia postada no Portal Imprensa:

"A Bloomberg, agência de notícias financeiras norte-americana, divulgou na quarta-feira (22/04) que a Fifa teria facilitado a compra da transmissão da Copa do Mundo de 2026 para a Fox. A ação teria ocorrido como uma forma de compensar a mudança da data da Copa de 2022, no Catar, que também foi adquirida pela emissora, e que acontecerá entre os meses de novembro e dezembro, em vez de junho e julho, como de costume... A Fifa teria negociado 'às escondidas' a transmissão da Copa de 2026, que pode acontecer nos EUA, para compensar a Fox pela possível perda de audiência".

Agora, com as denúncias de corrupção na Fifa – que tem como centro as propinas nas "transmissões televisivas" –, a TV Globo poderá sofrer novos abalos. Com a queda da audiência e os escândalos no bilionário negócio do futebol, os filhos de Roberto Marinho poderão repassar o ônus para os amantes deste esporte. Mas, como dizem os chineses, toda a crise também é um janela de oportunidades. Esta seria a melhor hora para o governo brasileiro redefinir o papel das emissoras privadas – que exploram concessões públicas – na transmissão dos jogos. Dava até para seguir a experiência da Argentina, que tratou este patrimônio como um bem público e viabilizou a transmissão do futebol nas TVs públicas.

Fonte: Carta Maior

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário