terça-feira, 16 de junho de 2015

BRASIL: LULA PARA SCIOLI, "ARGENTINA NÃO DEVE RETROCEDER"


'A Argentina se aproxima do momento decisivo, no dia 25 de outubro', diz o texto no que Scioli trata a Lula como 'amigo'.

Uma carta de um lado, um recado direto do outro. Assim foi a troca de mensagens entre Daniel Scioli, o pré-candidato presidencial da Frente para a Vitória (FpV, coligação governista argentina), e Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente do Brasil e presidente de honra do Partido dos Trabalhadores. O recado de Lula foi direto: “a Argentina não deve retroceder”.

O governador da Província de Buenos Aires enviou uma carta pessoal a Lula, através de um de seus homens de confiança, o diretor do Banco Província e ex-secretário geral do governo provincial, Javier Mouriño – que integra a área de relações internacionais da campanha, cujo secretário é Rafael Follonier, que foi o principal assessor de Néstor Kirchner na Unasul e coordenador da Unidade Técnica da Presidência, com Cristina Fernández de Kirchner.

Mouriño disse a Página/12 que a decisão de transmitir uma saudação especial a Lula e ao PT “reflete a importância que Scioli dá à América do Sul e, no caso do Brasil, à reunião que tiveram em abril, no Instituto Lula”. Também informou que Lula agradeceu as palavras de Scioli e lhe expressou seu desejo de que a Argentina não retroceda, um modo de manifestar que o PT não é neutro diante da hipótese de uma vitória de Mauricio Macri.

“A Argentina se aproxima do momento decisivo, no dia 25 de outubro”, diz o texto no que Scioli trata a Lula como “amigo”. E continua: “Temos aqui o confronto de dois modelos. Escolheremos entre a aliança que representa aquele passado de ajustes e endividamento e a que oferece um futuro que cuida das conquistas e nos possa projetar em direção a um desenvolvimento argentino e regional”. E acrescenta que “não se trata de mudar por mudar, mas sim de construir sobre as conquistas que beneficiam a todos…. a Pátria Grande necessita uma militância e uma dirigência comprometida que governe para a integração dos povos”, porque “a integração é o novo nome da soberania no Século XXI”. Ademais, define o atual período como “o século sul-americano”.

O documento pede a Lula que estender os cumprimentos a Rui Falcão, o presidente do PT, e “a cada companheira e companheiro que participa do 5º Congresso do PT”. Recorda que, durante a conversa que tiveram no Instituto Lula, o governador bonaerense e o ex-presidente brasileiro concordaram com a máxima de que “nossos povos têm as mesmas aspirações” e se despede com “um abraço, de coração”. Mouriño manteve contatos com o próprio Lula, com Falcão, com o ex-vice chanceler Samuel Pinheiro Guimarães, com o diretor do Instituto Lula e ex-secretário geral da presidência, Luiz Dulci, e com Marco Aurélio Garcia, assessor internacional de Lula e de Dilma Rousseff. O assessor de Scioli foi um dos convidados internacionais do PT em encontro que incluiu, entre outros, o presidente da Frente Ampla uruguaia, José Bayardi, ex-ministro do Trabalho de Pepe Mujica e ex-ministro de Defensa durante o primeiro mandato de Tabaré Vázquez.

Outros convidados argentinos ligados ao governismo foram o assessor do Ministério de Relações Exteriores, Oscar Laborde, dirigente da Frente Transversal e coordenador do capítulo argentino do Fórum de São Paulo; Pablo Vilas, da organização política La Cámpora, diretor da Casa Pátria Grande; e o enviado da Frente Nuevo Encuentro, Sebastián Rollandi. De fora da FpV, estiveram presentes o deputado nacional Claudio Lozano, que, assim como seu colega Víctor De Gennaro, mantêm uma relação antiga com o PT. “Sempre é bom comprovar que, como disse Lula, o PT debate e continua vivo”, afirmou Lozano.

“O PT é uma referência para os revolucionários da América latina”, comentou Laborde, que disse esperar a recuperação política do partido que dirige a coalizão de governo no Brasil e que também torce por uma vitória da FpV no dia 25 de outubro. Este ano, Vilas havia convidado para a Casa Patria Grande o médico Florisvaldo Flier, conhecido como Doutor Rosinha, alto representante geral do Mercosul. Na Bahia, Rosinha defendeu o valor do às vezes menosprezado Mercosul num seminário organizado pela secretaria de Relações Internacionais do PT, Mônica Valente. “Sobretudo na Venezuela, no Brasil e na Argentina, nós temos adversários fortes, como os grandes meios de comunicação e os partidos de direita, mas a resposta para a crise e os ataques não é menos Mercosul e menos integração, e sim mais Mercosul e mais integração”, concluiu.

Fonte: Carta Maior

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário