terça-feira, 30 de junho de 2015

CONHEÇA O COURO ECOLÓGICO FEITO COM FIBRAS E FOLHAS DO ABACAXIQUE SERIAM DESCARTADAS


A qualidade do couro muitas vezes vem com um custo: o abate desnecessário de animais. E, ao contrário do que muita gente acredita, nem todo o couro que usamos provem de animais que vão parar em nosso prato. Alguns deles servem simplesmente como vestimenta. Mas… e se nós pudéssemos conseguir um material tão durável, bonito e resistente quanto o couro, mas sem precisar sacrificar nenhum animal para isso?

Essa é a proposta deste couro ecológico, conhecido como Piñatex. O produto foi desenvolvido pela empresa Ananas Anam, da designer espanhola Carmen Hijosa, que contou com o apoio da Royal College of Art em uma parceria com as marcas Camper, Puma e com o designer Ally Capellino para transformar o produto em matéria-prima e lançá-lo no mercado.


Segundo Carmen, o produto pode ser tingido, impresso e tratado, conferindo a ele diferentes texturas. Graças a essa versatilidade, é possível usá-lo na criação de sapatos, bolsas, estofados e outras peças. A fabricação do Piñatex se dá a partir do reaproveitamento do caule e das folhas do abacaxi, em que as fibras são extraídas do material através de um processo chamado de descasque. Esse processo é feito por uma comunidade agrícola, o que mostra ainda uma preocupação com a responsabilidade social durante a fabricação do produto.

É através de uma etapa industrial que as fibras obtidas são transformadas em um tecidomaleável, ecológico e biodegradável. Ao todo, são necessárias as folhas de cerca de 16 abacaxis para produzir um metro quadrado do tecido. Confere só o resultado:







Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário