terça-feira, 28 de julho de 2015

BRASIL: EVENTOS DE CRESPOS E RUIVOS PROVOCAM COMENTÁRIOS COMPLETAMENTE OPOSTOS


Da série: “não existe racismo no Brasil”. Por que um evento de negros/crespos é desmerecido e atacado enquanto um de brancos/ruivos recebe um caminhão de elogios?

Alexandre Orrico, BuzzFeed

É gritante a diferença entre os comentários em notícias de eventos de negros (Marcha do Orgulho Crespo) e de brancos/ruivos (Encontro Nacional de Ruivos — Redhead day Brazil). Nas páginas do G1, o show de horrores é potencializado. Enquanto o primeiro evento é atacado, o segundo é elogiado.

A Marcha do Orgulho Crespo lembra o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e ocorreu no vão livre do Masp no último domingo.

Em uma notícia no G1, muitas pessoas criticaram o evento. Um deles disse que quer planejar uma “marcha pelo orgulho liso” e desmereceu o ato.

Outra deu a entender que racismo não existe e que a marcha não “leva a lugar algum”.

“Não há motivo para alguém declarar orgulho de sua cor, de sua raça, de suas preferências sexuais”, escreveu outro.

Um dos comentários fez uma comparação: “quando teve encontro dos ruivos não vi um comentário criticando o ato, por que branco ruivo pode e negro crespo não?”. Ele se refere ao Encontro Nacional de Ruivos (ou Redhead day Brazil), que já teve três edições e neste ano vai acontecer em SP, em setembro, durante três dias. A página Desenrolando postou no Facebook duas fotos comparando alguns dos comentários.

Dá para ver em outra matéria também no G1 sobre o encontro que os comentários são mesmo bem diferentes.

É quase impossível ver alguém reclamando do encontro. Por outro lado, sobram elogios à beleza dos ruivos.



Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário