terça-feira, 28 de julho de 2015

BRASIL: JORNAL O GLOBO ATACA SINDICALISMO BRASILEIRO, QUE PRECISA SE REINVENTAR



Em tempos de acirramento e disputas político-ideológicas como há muito não se via, os grandes meios de comunicação buscam, como é de praxe, construir narrativas no sentido de cada vez mais deslegitimar e desqualificar os instrumentos de luta da classe trabalhadora brasileira.
O Jornal O GLOBO, do Rio de Janeiro, emplacou na última semana uma série de matérias em que aborda a realidade dos sindicatos no país e explicita problemas de representatividade, corrupção e prática de direções sindicais que se eternizam no poder. Evidente que, sob encomenda, tal produção serve de munição para os ataques da direita histórica, bem como já o fez Rodrigo Constantino em sua coluna na Veja.



Helicóptero da PM sobrevoando Assembleia do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, no estadio de Vila Euclides.

É verdade que há problemas. E sérios. A proliferação de sindicatos e centrais ao bel prazer dos interesses de grupos políticos oportunistas fez da prática sindical balcão de negócios. No entanto, não podemos permitir que práticas equivocadas de setores do sindicalismo sejam apontadas como regra e que generalizações desconstruam ainda mais no imaginário coletivo o papel fundamental dos sindicatos na luta do povo trabalhador. Os sindicatos são importantes e necessários. E precisam ser fortalecidos.

Lembro aqui a concepção sindical de Gramsci, onde se defende que os sindicatos devem atuar como educadores coletivos da classe para sua emancipação e para a disputa da hegemonia na luta contra o capital e suas ideologias. Para que isso aconteça, obviamente é necessário que as direções sindicais se renovem, se atualizem e estejam antenadas com as lutas e os problemas que afetam toda a sociedade e não apenas o microcosmo de sua categoria profissional.


Histórico jornal anarco-sindical, de 1922

As lutas por salário e emprego são fundamentais, mas a ação sindical precisa se ampliar, afinal, reduzir seu papel a reivindicações corporativas acaba por limitar a ação apenas ao enfrentamento dos efeitos e não das causas da exploração.

Para isso o investimento em formação é fundamental, pois aí está o potencial de alimentar a ação política dos dirigentes, militantes e trabalhadores sindicalizados.

Um bom exemplo é a experiência do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), filiado à CUT, que tem apostado em renovação, formação e fortalecimento de sua representatividade, através dos Comitês Sindicais de Empresa (CSE).

Segundo Editorial do Jornal Smetal, a atual gestão renovou em mais de 60% a composição de sua direção executiva e a direção geral se ampliou 115 para 136 dirigentes, sendo que destes, quase 30% são de jovens, maioria em primeiro mandato.



Encontro de formação e debate da Juventude Metalúrgica do SMetal – Sorocaba e região


O rejuvenescimento da categoria metalúrgica na região promoveu reflexos imediatos na configuração da direção sindical, que por sua vez se permitiu renovar. Ainda é cedo para avaliar os resultados dessa experiência, mas o fato é que as iniciativas promovidas por esse grupo tem atraído setores até então distantes do sindicato, ou seja, na prática é o sindicato investindo no diálogo e na construção política junto à nova configuração da categoria, hoje muito mais antenada com questões gerais, para além da política, também sociais e culturais.

Outro exemplo de ação sindical a partir da concepção de luta geral e de seu papel educador e mobilizador dos trabalhadores é a iniciativa conjunta do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e do Sindicato dos Bancários de São Paulo, que juntos mantém a Rede TVT – TV dos Trabalhadores e a Rede Brasil Atual.




A Rede TVT, a única emissora de televisão brasileira sob coordenação dos trabalhadores, ampliou seu alcance a partir do lançamento da TVT Digital. Antes restrito a 400 mil pessoas, ela já pode ser vista por 20 milhões de habitantes em toda grande São Paulo.

Já a Rede Brasil Atual reúne jornal impresso, revista semanal e Rádio, tanto na Web quanto nos 98.9 FM. Ambas iniciativas decorrem da ideia de que é preciso atuar na sociedade e dialogar não apenas com sua categoria, mas com todos os demais trabalhadores, famílias, donas de casa, desempregados, juventude, negros, mulheres, LGBT’s, sempre com o intuito de fomentar valores democráticos e de defender direitos sociais, políticos e humanos.

O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC também dá um exemplo importante ao apoiar iniciativas culturais periféricas, através do Sarau Engrenagem Poética. Nesse espaço, trabalhadores da categoria se misturam aos artistas periféricos e tem contato com a arte engajada e comprometida com transformações reais na sociedade.


Arte periférica, emoção e formação política no Sarau ‘Engranagem Poética’, promovida pelo Sindicato dos Metalúrgicos, com a colaboração de diversos coletivos culturais

O sindicalismo brasileiro enfrenta problemas e dificuldades, tal como enfrentam todas as demais instituições representativas como partidos, igrejas e organizações políticas diversas. O momento exige atenção em relação à orientação político-ideológica, organização e formas de intervenção. Isso tudo ao mesmo tempo em que é necessário enfrentar o avanço conservador que busca desregulamentar, enfraquecer e até eliminar direitos históricos dos trabalhadores. Será preciso, como dizem, “trocar o pneu com o carro em movimento”. Ao que se percebe, ao menos por parte do sindicalismo sério e conseqüente, o desafio está aceito.

E que fique registrado ao jornal O Globo e correlatas: jogar no lixo a história do sindicalismo brasileiro ou desqualificá-lo com generalizações baratas, jamais!



Jornal do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, anos 90


Assembleia das Trabalhadoras do Setor de Vestuário, região de Sorocaba – 2015


Jornal do Sindicato dos Jornalistas do Paraná


Metalúrgicos de Santo André


Fonte: Negro Belchior | Carta Capital

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário