quarta-feira, 29 de julho de 2015

BRASIL: MANIFESTANTES PROTESTAM CONTRA AJUSTE FISCAL EM FRENTE AO MINISTÉRIO DA FAZENDA


Protesto que ocorre na Esplanada, em Brasília, foi convocado pela Central Única dos Trabalhadores

Por Daniel Lima, da Agência Brasil

Manifestantes estão concentrados, em frente ao Ministério da Fazenda, na manhã de hoje (28) para protestar contra as medidas de ajuste fiscal estabelecidas pelo governo. O ato foi convocado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT). Segundo a CUT, há 2 mil pessoas no local. A Polícia Militar calcula em 300 o número de participantes.ajuste

Os participantes erguem cartazes com os seguintes dizeres: “Contra o retrocesso”, “Contra os juros altos“, "Contra a retirada dos direitos dos trabalhadores” e “Abaixo o Plano Levy”.

A CUT informou que o protesto ocorre hoje por ser a data do início da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que define a nova taxa básica de juros (Selic) da economia. A reunião do Copom termina amanhã (29). Os manifestantes planejam, à tarde, sair da área em frente ao Ministério da Fazenda e seguir até o Palácio do Buriti, sede do Governo do Distrito Federal.

Juros

De acordo com o presidente da Executiva Nacional da CUT, Júlio Turra, a alta dos juros é "desastrosa". Segundo ele, a trajetória de elevação de juros paralisa a produção e provoca o desemprego. "A CUT – conforme acrescentou – discute em todos os fóruns, seja de trabalhadores ou patrões, mudanças [na política de juros] em uma conjuntura internacional nada favorável”.

Para Júlio Turra, a saída da crise que vem ocorrendo no Brasil depende do reforço no mercado interno e dos mecanismos que permitam a população continuar consumindo. Acrescentou que a atual política do governo não tem êxito porque se baseia apenas no controle da inflação. “Não vemos luz no fim do túnel”, disse.

Hudson Hélio, integrante do Sindicato dos Empregados no Comércio e Serviço de Sobral (CE), disse que os trabalhadores filiados à CUT querem chamar para a necessidade de mudança na orientação da economia. “Estamos aqui sensibilizar o ministro [Joaquim Levy e tentar persuadi-lo de que é necessário] mudar de ideia e não destruir nossos sonhos”, discursou.

Rosane Silva, Secretária Nacional da Mulher Trabalhadora da CUT, lembrou que houve avanço em termos de conquistas sociais durante os períodos de governo do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma Rousseff. No entanto, disse ser que os trabalhadores são contrários à mudança que vem ocorrendo na política econômica. “Quando votamos em 2014 no projeto [desse governo] votamos para garantir os direitos da classe trabalhadora”, disse.

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, que era aguardado pelos sindicalistas na manhã de hoje, no ministério, participa de evento na Escola Superior de Administração Fazendária (Esaf). A assessoria do Ministério da Fazenda informou que não haverá, por enquanto, manifestação sobre os protestos dos trabalhadores.


Fonte: Caros Amigos

Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário