quarta-feira, 19 de agosto de 2015

BRASIL: DOCUMENTÁRIO O VENENO ESTÁ NA MESA 2 É O MELHOR LONGA DO FICA 2015 - COM VÍDEO


Documentário de Silvio Tendler aborda as questões do meio ambiente, saúde e economia, propondo a agroecologia para o campo brasileiro.

Da Página do MST*

O documentário O Veneno está na mesa 2, do cineasta Silvio Tendler, recebeu o Troféu Carmo Bernardes como o melhor longa na 17ª edição do Festival internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica 2015), que aconteceu neste domingo (16), último dia do Festival, no Cinemão do Colégio Sant’Ana, em Goiás. 

O destaque do longo foi a perspicácia com que Tendler associou o tema do meio ambiente, saúde e economia, propondo alternativas ao modelo hegemônico do agronegócio para o campo brasileiro.

Outros filmes premiados o média-metragem francês Transgenic Wars, do diretor Paul Moreira, eleito o melhor filme pelo júri da Mostra Competitiva do Fica 2015.

O filme aborda o domínio da agricultura mundial pelos alimentos transgênicos. A produção foi da Dinamarca à Argentina e apontou efeitos da alimentação de animais de abate com transgênicos para trazer à tona a discussão sobre o crescimento desenfreado desta prática e suas consequências.

Já o curta-metragem Galus Galus, da diretora venezuelana Clarissa Duque, foi eleito o melhor curta da Mostra Competitiva. Ele retrata a vida de quem perambula em meio ao lixo à procura de garrafas plásticas para sobreviver.

Entre os goianos, Lobo Solitário, do diretor Ranulfo Borges, ganhou o troféu João Bennio (melhor filme goiano) e Maria Macaca, o documentário de Lázaro Ribeiro produzido na Cidade de Goiás, ganhou dois troféus. A produção teve bastante destaque na mostra ao retratar a vida difícil de uma carregadeira de água, que equilibra uma lata na cabeça enquanto caminha pelas ruas de pedras de Goiás.

Maria Macaca ganhou o Troféu Luiz Gonzaga Soares, eleito o melhor filme pelo Júri Popular, e o Troféu Bernardo Elis, como segundo melhor filme goiano do Festival.

O júri da Mostra foi composto pelo cineasta e documentarista João Jardim (presidente); pelo pianista, cantor e compositor Daniel Jobim; pelo jornalista Jaime Sautchuk; pelo doutor em Ciências Biológicas José Alexandre Felizola Diniz Filho; e pelo sociólogo Nilo Sérgio Diniz. Ao escolher os ganhadores, o júri destacou o excelente nível das obras apresentadas e parabenizou os realizadores dos 21 filmes selecionados para a Mostra Competitiva.

*Com informações do site da Fica



Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário