segunda-feira, 26 de outubro de 2015

BRASIL: O MENINO DE 107 ANOS DO MST


Por 83 anos ele trabalhou em várias roças. Assim como o pai, nenhuma delas pertencia à família. Foi quando marchou de Campinas para São Paulo, em 1991, empunhando a bandeira à frente que encontrou a luta.

Por Geanini Hackbardt
Da Página do MST

Foto da capa: Leonardo Melgarejo


“Menino vem brincar no mar
Oh mar vem lavar pé de menino
Menino vem brincar no mar
Oh mar vem lavar pé de menino”


O Sr. Luis Beltrame, direciona seus passos curtos e cautelosos para o palco da I Feira Nacional da Reforma Agrária, respondendo ao chamado das cantadoras do MST. Já acomodado ao centro, arranjos de flores, em especial dos girassóis que representam a educação do campo, colorem ainda mais os olhos de quem vê a homenagem ao Sem Terra de mais idade do movimento.

A “Trupe dos Encantados” trouxe um fantoche com seus traços para representar o querer pela vida, aos 107 anos. Os músicos cantaram “Diga Seu Luis, eu estou treinando, tudo que venho aprendendo, amanhã vou ensinando”. Ele se emociona, recita versos e recebe o reconhecimento pelo entusiasmo na luta.

Sr. Luis explica que o segredo está na alegria, “é por isso que eles vão lá em casa me buscar e venho sempre animado”. E completa a receita da longevidade com um versinho... (Clique aqui para ver mais fotos da feira).


Foto: Maria Aparecida


“Comer sem ter fome
Beber água sem ter sede
Dormir sem ter sono
E deitar numa rede.”


Por 83 anos ele trabalhou em várias roças. Assim como o pai, nenhuma delas pertencia à família. Foi quando marchou de Campinas para São Paulo, em 1991, empunhando a bandeira à frente que encontrou a luta. “Eu achei que dava certo, o que eu estava fazendo dava certo, que estava dando certo para melhorar a vida do pobre, aí comecei a trabalhar com eles”, relata. Desde então participou, ao todo, de dez marchas. O tempo desenhou em seu rosto cada passo que deu nesta trajetória. As linhas da experiência alertam a juventude que é preciso mudar. “Mudar para melhorar a vida, mas não viajar a toa e sim pelo trabalho”.

Baiano, diz que foi muito arteiro, morou em dezenas de cidades diferentes e namorou muito, mas em Cajuí encontrou a companheira Avelina. Viveu 35 anos com a prima que lhe deu 8 filhos. Hoje é difícil recordar o nome de toda a família, afinal são 47 netos, 77 bisnetos, 26 tataranetos e um pequeno que chega para inaugurar a quinta geração. Dos filhos, apenas 5 estão vivos, os outros estão na “Fazenda Saudade”.

Sr. Luis Beltrame esbanja a alegria de um menino, o sorriso marcado de um trabalhador e o amor à vida de um grande Sem Terra.


<<<Opinião NÃO QUESTIONE>>>
Fiquei frente ao Sr. Luis, por duas vezes neste final de semana e não há elogio que seja suficiente para com este "menino"


Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário