sexta-feira, 30 de outubro de 2015

BRASIL: 'SE INTENÇÃO É DESESTABILIZAR PT PARA 2018, VOU SOBREVIVER', DIZ LULA SOBRE ATAQUES À FAMÍLIA


Por Hylda Cavalcanti
Rede Brasil Atual

Ao falar pela primeira vez após a ação de busca e apreensão feita pelo Ministério Público e Polícia Federal nas empresas do seu filho, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta (29), durante reunião do diretório nacional do PT, que “ninguém precisa ficar com pena ou preocupado” com as investidas contra ele e familiares. Lula disse que se o objetivo dessas ações for “truncar o futuro do país” (em menção implícita à sua candidatura à Presidência em 2018), elas vão se repetir por mais três anos. “E eu lhes garanto que vou sobreviver, pois se tem uma coisa que aprendi na vida foi a enfrentar adversidades”, acentuou.

Num discurso em que falou muito mais sobre a conduta a ser adotada pelo partido em relação ao governo e à base aliada do Congresso Nacional do que à sua situação familiar propriamente – embora esse último trecho tenha sido o mais esperado por todos – o ex-presidente destacou que não vê motivos para o PT ficar “de cabeça baixa” com as críticas da oposição mencionando a legenda a atos de corrupção. Acentuou que o partido foi, a seu ver, “o que mais fez pela história do Brasil”. “Temos legado, temos história e temos tradição. Quando nos criticarem vamos mostrar e falar de tudo o que fizemos, dizer para eles pararem de ser bestas e olharem para o passado”, ressaltou.

Lula ainda disse que completou 70 anos, na última terça-feira (27), com a energia de quem tem 30. E ironizou afirmando que, a depender do tamanho da sua família, pode-se esperar bem mais pela frente. “Tenho três filhos que ainda não foram citados em denúncias, sete netos e uma nora que ainda por cima está grávida”, afirmou, numa referência à mencionada situação financeira de dois dos seus filhos, Fábio Lula da Silva e Luís Cláudio Lula da Silva, constantemente feita por oposicionistas. As empresas que foram objeto da ação do MP e da PF, durante nova etapa da Operação Zelotes, na última segunda (26), são de Luís Cláudio, mais conhecido como Lulinha.

Medida provisória

A Zelotes investiga fraudes cometidas por conselheiros do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) para reverter ou diminuir o tamanho de multas aplicadas por grandes empresas, num esquema de evasão de divisas que pode chegar perto de R$ 20 bilhões. A busca nas empresas do filho do ex-presidente foi feita por conta de um e-mail divulgado pelo jornal Estado de S. Paulo sobre suspeita de que teria havido lobby para a aprovação de uma medida provisória que concede incentivos para a instalação de montadoras no Nordeste e Centro-Oeste.

Conforme informações dos advogados do empresário, que nega as acusações, a questão não é a investigação da Operação Zelotes ter sido realizada, e sim, de terem sido deixadas de lado ações de busca e apreensão em bancos e grandes conglomerados empresariais já citados e com documentos bem mais incriminadores sobre a participação dessas empresas na fraude. Ao mesmo tempo em que foram priorizadas as apurações sobre o filho do ex-presidente e sobre o ex-secretário-geral da Presidência Gilberto Carvalho, também citado nas denúncias.

A reunião do diretório nacional do PT, agendada havia meses, sempre acontece a portas fechadas, mas desta vez teve um momento aberto ao público para a fala de Lula e a realização de uma espécie de desagravo ao ex-presidente, por conta dos últimos acontecimentos. Lula entrou no local em meio a aplausos e de “Parabéns pra você”.

O ex-presidente afirmou que nem a conjuntura política do país está no seu melhor momento nem o partido. “O PT tem recebido um bombardeio durante 24 horas por dia e isso tem uma explicação. Sabem que somos infinitamente maiores que companheiros que tenham cometido erros. Sabem que sempre que é colocado em xeque, este partido reage como se fosse uma fênix, ressurgida das cinzas. Vamos esperar as eleições de 2016 e saberemos o que realmente está acontecendo neste país.”

'De frente'

Lula chamou a atenção dos integrantes da legenda para problemas observados que, segundo ressaltou, precisam ser encarados, como a desarticulação da base aliada e a necessidade de se fazer um ajuste fiscal. Citou, inclusive, o fato de o PT ter ganho as últimas eleições dizendo que não iriam ser feitas coisas que terminaram sendo realizadas. “Falo como quem viveu a crise de 2005 e lhes digo que nem sempre o presidente pode fazer somente o que pensa ou deseja. Precisamos encarar de frente essa questão”, disse.

O ex-presidente também falou sobre as alianças, acrescentando que foi preciso o governo fazer uma coalizão ampla, mesmo que com partidos que são considerados de direita. De acordo com ele, o problema observado hoje não é por causa dessas alianças, que considera importantes, mas pelo fato de os partidos estarem enfraquecidos e fracionados e, por isso, durante as votações do Congresso os parlamentares nem sempre atendem às orientações dos líderes. “Tem sido complicado fazer acordos no Congresso por conta desse enfraquecimento e também por causa do fator Eduardo Cunha (presidente da Câmara). É preciso entender que estamos vivendo uma situação que causa estranheza no Congresso Nacional”, afirmou.

Embora sem citar o ex-ministro da Casa Civil Aloizio Mercadante (atual titular do Ministério da Educação), de cuja postura os parlamentares reclamavam, Lula elogiou o atual ministro da Secretaria de Governo, Ricardo Berzoini, e disse esperar que agora a situação de relacionamento entre Executivo e Congresso esteja resolvida. “A primeira coisa que os deputados e senadores me reclamavam era que não estavam sendo ouvidos pelo governo e agora estão falando com Berzoini o dia inteiro. Eu sei que mesmo num período em que não se tem dinheiro para atender aos pedidos é importante o chamego, o carinho e a atenção. E tenho certeza de que isso não está mais faltando no relacionamento com o Congresso”, afirmou.

Sobre o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, Lula criticou os petistas que pedem a saída do ministro afirmando que “muita gente diz 'Fora Levy', como quem antes pedia fora FMI”. “Precisamos aprender a diferenciar as coisas e digo isso como quem já ouviu ‘Fora Palocci’, tempos atrás. O papel da Dilma é exatamente tirar o país dessa situação e tenham certeza de que quem mais quer resolver isso rapidamente é ela. Temos de lembrar que não foi o Levy o responsável pelo ajuste. As medidas já estavam definidas antes de ele ser escolhido ministro. É importante termos sempre em conta que as iniciativas que estão sendo postas em prática têm o objetivo de fazer o país voltar a crescer.”

Acordo com Cunha

Ao abrir o evento, o presidente do PT, Rui Falcão, mencionou as possibilidades de acordo citadas constantemente entre o partido e Eduardo Cunha (PMDB-RJ), negou que estejam acontecendo e frisou: “Quem tem acordo constante com Cunha é a oposição, não somos nós”. “Não vamos criar uma divisão entre nós aqui em relação a este assunto”.

Falcão chamou os petistas para ajudar a dar mais governabilidade ao país e a fortalecer a chamada Frente Brasil Popular nas próximas eleições. “O PT entrará unido na campanha eleitoral de 2016 (para prefeitos). Em vários outros momentos previram o fim do PT e saímos mais fortes e revigorados do que antes. É isso que voltará a acontecer”, concluiu.


Fonte: Caros Amigos

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário