quarta-feira, 14 de outubro de 2015

BRASIL: VOCÊ SOUBE? – ALCKMIN, TRANSPARÊNCIA À FORÇA


A maioria dos projetos está fora do cronograma inicial previsto

Constrangido, o governador de São Paulo revoga o sigilo de documentos do metrô e da CPTM

Assim caminha o escândalo dos trens e metrôs em São Paulo. Ninguém está preso, não se criou uma força-tarefa para investigar o escândalo e nenhum dos suspeitos foi mantido sob constrangimento atrás das grades para ser forçado a assinar um acordo de delação premiada.

Poderia ser pior: na surdina, o governador Geraldo Alckmin chegou a decretar o sigilo por 25 anos de centenas de documentos do transporte público metropolitano, incluídos arquivos da CPTM e do metrô.

Por causa da decisão, que carimbaria os papéis como ultrassecretos, só em 2040 os paulistas interessados poderiam saber as razões de atrasos e outros problemas ocorridos em obras estaduais. A maioria dos projetos, diga-se, está fora do cronograma inicial previsto.



O que há de tão importante na papelada? / Crédito: Edson Lopes JR/A2Fonte: Carta Capital

O governo tucano prometia até 2014 estender a linha de metrô a 100 quilômetros. Atualmente com 87 quilômetros, a rede só deve alcançar esse tamanho em 2018, caso novos obstáculos não surjam pelo caminho. O sigilo durou pouco. 

Por pressão do Tribunal de Contas do Estado, que havia dado um prazo de cinco dias para o governador explicar a estranha decisão, Alckmin decidiu rever a decisão. Fica a dúvida: o que há de tão importante na papelada que merecesse um resguardo tão prolongado?


Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário