quinta-feira, 15 de outubro de 2015

SOBREVIVENTES DE TORTURA DA CIA PROCESSAM PSICÓLOGOS QUE DESENVOLVERAM PROGRAMA


Um dos sobreviventes conta que um dos métodos consistia em mergulhá-lo em água gelada e depois deixá-lo embalado por saco plástico congelado por horas

A União de Liberdades Civis Americana (ACLU, na sigla em inglês) deu início, nesta terça-feira (13/10), a um processo contra os psicólogos James Mitchell e Bruce Jessen, responsáveis por desenvolver o programa de torturas da CIA.

O processo foi aberto em nome de dois sobreviventes do programa: Suleiman Abdullah Salim, da Tânzania, que ficou sob custódia norte-americana durante cinco anos, e o líbio Ahmed Ben Soud, preso durante dois anos. Eles pedem uma compensação de pelo menos US$ 75.000 (aproximadamente R$ 285.000).

O processo acusa Mitchell e Jessen de violar os direitos humanos dos detentos por tortura e crimes de guerra. O programa desenvolvido pela dupla autorizava abusos físicos como afogamentos, privação de sono e alimentação, entre outros métodos, que eram aplicados nas prisões não documentadas da CIA, como em Guantánamo (Cuba), na Base Aérea de Bagram (Afeganistão), e em Abu Ghraib (Iraque).

Em depoimento ao The Guardian, Salim, um dos sobreviventes, revelou a forma de tortura à qual foi submetido durante os cinco anos em que esteve preso. Segundo ele, seus braços e pernas eram acorrentados a um arco de metal, de forma que ele estivesse sempre agachado, impedindo-no de dormir. Como outros detentos, Salim também era mergulhado em água gelada e depois embalado num saco plástico congelado durante horas.

“Esse caso trata de assegurar que as pessoas por trás do programa sejam responsabilizadas para que a história não se repita. A impunidade para a tortura manda a perigosa mensagem para oficiais dentro dos EUA e fora de que não haverá consequências para abusos futuros”, explica Steven Watt, um dos advogados da ACLU.

O advogado acredita que existem boas chances de se vencer o processo, visto que existem provas do que aconteceu. Em 2014, o governo norte-americano publicou um relatório bastante detalhado sobre o programa de tortura da CIA, que também divulga a identidade e a maneira como os presos eram torturados.


Fonte: Opera Mundi

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário