terça-feira, 24 de novembro de 2015

BRASIL: JUVENTUDE SEM TERRA SOBE O QUILOMBO DOS PALMARES EM HOMENAGEM A LUTA DA POVO NEGRO


“É nessa terra cheia de contradições que forjamos uma juventude disposta a continuar a história de Zumbi, Dandara e de todos e todas as lutadoras do povo”, declarou os jovens durante a intervenção.

Por Gustavo Marinho
Da Página do MST

Eram cerca de 280 jovens Sem Terra de diversos acampamentos e assentamentos do estado de Alagoas que, no dia da Consciência Negra, quando se recorda a morte de Zumbi dos Palmares, no dia de 20 de novembro, subiram a Serra da Barriga, rumo ao Quilombo dos Palmares, o centro da resistência negra no Brasil e símbolo da luta dos escravos por liberdade, no município de União dos Palmares (AL).

Com suas bandeiras, faixas e palavras de ordem no topo da Serra, a Juventude Sem Terra de Alagoas relembrou o extermínio da juventude negra, pobre e periférica, da violência contra as mulheres e dos ataques homofóbicos aos LGBTs, além de denunciarem a concentração de terras no estado.

“É nessa terra cheia de contradições que forjamos uma juventude disposta a continuar a história de Zumbi, Dandara e de todos e todas as lutadoras do povo”, declarou os jovens durante a intervenção.

Para José Neto, do coletivo de juventude, a subida até o Quilombo dos Palmares serviu como um marco no compromisso da Juventude Sem Terra em dar continuidade à luta pela transformação da sociedade.

“Somos herdeiros e herdeiros da luta travada pelo povo negro. Fomos até o símbolo de resistência para beber dessa fonte mística da luta de Zumbi dos Palmares, reforçando o compromisso da juventude em dar continuidade a essa luta. Conhecemos mais do nosso passado para fortalecer os passos que daremos na luta pela Terra, pela Reforma Agrária Popular e pela transformação da sociedade”, disse.


Este momento aconteceu durante o Encontro Popular da Juventude, que entre os dias 19 e 21 de novembro se reuniram na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Maceió.

Para a jovem Nynna Souza, ir até o topo da Serra da Barriga foi um dos momentos mais emocionantes do encontro.

“Conhecer onde Zumbi e seu povo viveram em liberdade e as nossas raízes de luta foi inesquecível. Nossa identidade de Juventude Sem Terra foi fortalecida, mostrando que cada um de nós tem um papel fundamental, que é ir à luta para mudar Alagoas, o Brasil e toda a sociedade.”


Encontro da Juventude


Entre palestras, rodas de discussão, oficinas e atividades culturais, durante os três dias de encontro os jovens apontaram a necessidade do fortalecimento da luta pela Reforma Agrária Popular.

“Nosso encontro é fruto de um bonito processo de organização da Juventude Sem Terra nos acampamentos e assentamentos, debatendo o papel da juventude no nosso Movimento e as nossas tarefas na construção da Reforma Agrária Popular”, disse José Neto.

Com a Universidade ornamentada com pipas e o grande coro que chamava a juventude para voar, a atividade trouxe em sua programação o debate em torno da vida da juventude no campo e na cidade. 

Nas místicas, intervenções e jornada cultural, os jovens resgataram os números e índices que colocam Alagoas como um dos piores lugares para as mulheres, os LGBTs e a juventude negra e pobre viverem.

Raul Amorim, do coletivo nacional de juventude do MST, destacou a importância desse debate para os jovens e para o conjunto do MST. “Termos na Ufal os jovens camponeses de Alagoas dispostos a também discutir os problemas colocados para a juventude que vive na cidade é fundamental para avançarmos na luta e na construção da Reforma Agrária Popular”.

“Estamos inseridos numa sociedade de classes, repleta de contradições em que a juventude é disputada cotidianamente, a mídia é responsável pela formação da juventude e muitos jovens já não se reconhecem enquanto jovens... Preciso cada vez mais ousarmos ser exemplo de rebeldia, ousadia e conquistar o conjunto da juventude da classe trabalhadora para as lutas”, completou Raul.




Comunicação, cultura e agroecologia


Diversas oficinas no campo das linguagens da comunicação e da cultura, além das experiências agroecológicas, envolveram a Juventude Sem Terra no espaço dedicado ao aprendizado e ensinamento de várias práticas. Da dança de rua ao fanzine, passando pelos biodefensivos, turbantes e a capoeira, estimularam a criatividade dos jovens na formação de novos multiplicadores dessas práticas.

Para Amanda Diony, do coletivo de juventude do MST em Alagoas, todo o processo do encontro serviu para que a Juventude Sem Terra pudesse se enxergar. 

“Tudo que construímos neste processo foi de extrema importância para abrirmos os olhos e se reconhecer enquanto Jovem Sem Terra, fortalecendo nossa identidade e sabendo o nosso lugar de luta na disputa que a sociedade faz com a juventude”, ressaltou Amanda.


Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário