segunda-feira, 30 de novembro de 2015

BRASIL: MARCHA EM DEFESA DO SUS ABRE 15ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE


Entidades que integram a Frente em Defesa do SUS (AbraSUS) realizam, nesta terça-feira (1º/12), às 14 horas, em Brasília, a Marcha em Defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). A mobilização, que acontece no dia da abertura da 15ª Conferência Nacional de Saúde, é contra o corte de R$ 16 bilhões, previsto para 2016 no orçamento destinado à saúde, e o subfinanciamento crônico do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Trabalhadores, usuários, movimentos sociais e centrais sindicais seguirão em caminhada da Catedral de Brasília até o Congresso Nacional, pedindo o aumento de recursos para o setor, por meio da aprovação da PEC conhecida como Saúde +10, de iniciativa popular, que obriga a União a investir 10% da receita corrente bruta na saúde pública. 

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) destina, de forma progressiva, 15%, no primeiro ano, até 18,7%, no quinto ano, da Receita Corrente Líquida para a saúde, com o montante final correspondente aos 10% das Receitas Correntes Brutas pleiteadas pelo Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública.

A Frente em Defesa do SUS também defende novas fontes de financiamento exclusivas para o sistema, entre elas, a contribuição sobre as movimentações financeiras, nos moldes da CPMF, e a taxação de grandes fortunas.

A 15ª Conferência Nacional de Saúde, que começa nesta terça-feira, prossegue até a sexta-feira (4), no centro de Convenções Ulysses Guimarães, na capital federal, tem como tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo.”

O evento, promovido pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), foi convocado pela presidenta Dilma Rousseff, a fim de reafirmar e fortalecer a participação social no processo de formulação das políticas públicas para a área. 


De Brasília
Márcia Xavier, com informações da CTB 

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário