segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

BRASIL: EXPOSIÇÃO ESTIMULA REFLEXÃO SOBRE DITADURA MILITAR NO BRASIL


"Rio de Janeiro, 28 de março de 1968. Um estudante de 16 anos é morto com um tiro no peito durante um conflito da Polícia Militar com jovens estudantes dentro do Restaurante Calabouço, no prédio da UNE, na Praia do Flamengo.” 

Esta e outras notícias, acompanhadas de imagens, veiculadas em jornais impressos durante a Ditadura Militar, compõem a exposição "Janela de 68", organizada pela Unidade Especial de Informação e Memória (UEIM) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), do interior de São Paulo.

O objetivo é chamar a atenção para os acontecimentos durante a Ditadura Militar e abrir espaço para reflexão diante das recentes manifestações no Brasil em que as pessoas pediam a volta desse regime para o País.

O assassinato do jovem estudante marcou o início de um ano com várias e intensas manifestações contra a Ditadura Militar até ser decretado o Ato Institucional nº 5, AI-5, que é considerado o mais duro golpe na democracia brasileira e que deu poderes quase absolutos ao regime militar.

Com curadoria de Lorena Santos, estudante do curso de Linguística, a mostra é composta de cerca de 20 recortes dos jornais Última Hora, Folha de S. Paulo e A Gazeta e também alguns livros que abordam o assunto, material pertencente ao acervo da UEIM. 

Serviço:
A exposição é gratuita e está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h45 e das 14 às 17h45. A UEIM está localizada na área Sul do Campus São Carlos da UFSCar, no Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). 


Fonte: UFSCar

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário