terça-feira, 15 de dezembro de 2015

BRASIL: MULHERES AINDA GANHAM MENOS QUE OS HOMENS, MAS PERCENTUAL DECRESCE


Estatísticas do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), divulgadas nesta segunda-feira (14) apontam que no mundo, em atividades remuneradas, as mulheres ganham, em média, 24% menos do que os homens. Na América Latina e Caribe, elas ganham 19% menos e é rara a presença em cargos superiores de gestão.

A presidenta da União Brasileira de Mulheres (UBM), professora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Lucia Rincon analisa esses dados e percebe uma queda na desigualdade de gênero. 

De acordo com ela, alguns dados já apontaram uma diferença que variava entre 25% a 40% nas taxas de desigualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho. Ainda assim, ela é cautelosa e defende que se faça um cruzamento de dados para que a tendência seja confirmada. “De qualquer maneira é preciso atribuir qualquer avanço do ponto de vista de muita luta das mulheres, da sociedade no campo da política e no campo jurídico também”, disse Lucia.

Segundo ela, o avanço nos dados anima as mulheres na militância do dia a dia. “Mesmo com as conquistas ainda é muito desigual. A mulher precisa estudar oito anos a mais que o homem para ocupar postos de poder”, ressaltou a presidenta da entidade feminista.

Por esse motivo, a dirigente aponta as várias frentes de luta, entre elas a estratégica luta no campo jurídico. “Se consegue igualdade na lei consegue na vida. Mas a aprovação de uma lei exige um estágio anterior de lutas nas ruas, no legislativo, na frente sindical, na propaganda”, avaliou.

IBGE

A Síntese de Indicadores Sociais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada no último dia 4, apontou que no Brasil as desigualdades de gênero e racial caíram nos últimos dez anos.

"A situação das mulheres na sociedade brasileira melhorou nos últimos dez anos, embora as desigualdades em relação aos homens permanecem significativas", apontava o estudo. 

Em relação ao rendimento, o estudo revela que houve diminuição da desigualdade de gênero nos últimos 10 anos. Em 2004, as mulheres ocupadas recebiam, em média, 70,0% do rendimento dos homens. Em 2014, essa relação passou para 74,0%. A maior diferença foi evidenciada entre mulheres em trabalhos informais, que recebiam em média 50% do rendimento daquelas em trabalhos formais. Entre os homens na mesma condição, a relação era de quase 60%.

Conjuntura

Lucia que também é historiadora e doutora em Educação alertou ainda para o momento de instabilidade política no Brasil com a abertura do processo de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff tramitando na Câmara dos Deputados. “Os avanços que conseguimos só foram possíveis em uma sociedade democrática. A estratégia do capital tem ameaçado os direitos das mulheres no mundo inteiro e também no Brasil“, reiterou.


Fonte: Vermelho Org


Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário