quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

BRASIL: GIRO PELA ARTE DE RUA CARIOCA COM O PESSOAL DO #STREETARTRIO


Quando o assunto é arte urbana, a autoridade no Rio de Janeiro é o #StreetArtRio. O site colaborativo tem mais 20 mil imagens registradas através das hashtags, que geram galerias e mapas, identificando artistas e localizando obras e intervenções em toda a cidade.

Para conhecer melhor esse movimento, o Hypeness bateu um papo com o designer e ilustradorRafo Castro, um dos criadores do projeto, e deu um giro por algumas das principais intervenções artísticas do Rio.


(Painel Bambas da Lapa produzido por vários artistas de rua do Rio)

Hypeness (H) – Como surgiu a ideia de montar o #StreetArtRio?

Rafo Castro (RC) – Por ter experiência de mais de 10 anos com arte urbana (cartazes, grafittis, stickers e lambe-lambe), alguns amigos sempre me perguntavam, ao passar pelas ruas, quem era o responsável por determinado graffiti. Além do nome, sempre havia uma informação a mais, uma história interessante por detrás da obra.

Após uma conversa com meus amigos Marcelo Alves, Joana Palhares e Miguel Athayde, resolvemos criar o projeto. Nosso proposta é justamente disponibilizar todo esse conteúdo, ou seja, oferecer informações sobre a história da arte urbana carioca para mais pessoas. Como o grafitti é em sua essência ilegal e passível de ser apagado, concluímos que a única forma de manter um mapa atualizado seria com a colaboração livre e diária.


(Mural feito pelo artista Toz na Zona Portuária)


(Escadaria Carmen Miranda no bairro de Fátima)


(Obra do Marcelo Ment na Lagoa)

H – Quais são na sua opinião as principais características da arte de rua no Rio de Janeiro?

RC – A multiplicidade, muitos traços diferentes, influências misturadas e muita cor. Essa salada de estilos é muito presente nos painéis do Rio. Acredito que isso aconteça por conta de ser um reflexo da nossa cidade. A relação do concreto da cidade com as belezas naturais é muito característica daqui.


(Obra do Marcelo Eco no Centro do Rio)


(Marcelo Ment na Lapa)


(Muro grafitado pela Anarkia em Lins de Vasconcelos)

H – Quais são os próximos passos do projeto?

RC – Após o sucesso do #StreetArtRio, ativamos a primeira iniciativa fora do Rio com a plataforma #StreetArtSP, que já reúne quase milhares de obras registradas de arte urbana em São Paulo. Para o próximo ano, estamos preparando plataformas em outras cidades ao redor do mundo, de modo a permitir que admiradores da arte urbana de diversos locais conheçam a riqueza das cores e traços que dialogam todos os dias pelos muros das cidades.

*Para colaborar com o mapeamento da arte urbana no Rio, é só marcar #StreetArtRio no seu post – lembrando que só vale para registros feitos no Rio.


Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário