quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

ESTADO ISLÂMICO DESTRÓI MAIS ANTIGO MOSTEIRO CRISTÃO DO IRAQUE


O mosteiro cristão mais antigo do Iraque foi reduzido a escombros, tornando-se mais uma vítima da destruição implacável do grupo extremista Estado Islâmico (EI). Por 1.400 anos, o complexo sobreviveu a ataques do homem e a fenômenos da natureza, servindo como um centro da comunidade cristã regional, atraindo fieis de toda a região para orar com os seus sacerdotes.

Fotos de satélite mostram que o Mosteiro Santo Elias, na cidade de Mossul, foi completamente destruído, confirmando temores das autoridades religiosas. O complexo foi usado ainda como lugar de culto por soldados americanos.



Abalado, o reverendo Paul Thabit Habib, de 39 anos, olhou para as imagens que mostram o mosteiro de sua cidade natal antes e depois de ser destruído.

— Eu não posso descrever minha tristeza — disse ele. — Nossa história cristã em Mossul está sendo barbaramente destruída. Vemos isso como uma tentativa de nos expulsar do Iraque, eliminando e finalizando a nossa existência nesta terra.

O Estado Islâmico, que rompeu com a al-Qaeda e agora controla grande parte do Iraque e da Síria, matou milhares de civis e forçou a fuga de centenas de milhares de cristãos, ameaçando uma religião que tem resistido na região há dois mil anos.

Ao longo do caminho, seus combatentes destruíram edifícios, ruínas históricas e estruturas culturalmente significativas consideradas contrárias à sua interpretação do Islã.

Agora, o mosteiro juntou-se a uma lista crescente de mais de cem locais religiosos e históricos demolidos, incluindo mesquitas, túmulos, santuários e igrejas na Síria e no Iraque. Os extremistas têm destruído monumentos antigos em Nínive, Palmira e Hatra. Museus e bibliotecas foram saqueados, livros queimados e obras de arte destruídas ou traficadas.

Suzanne Bott, que passou mais de dois anos restaurando o Mosteiro Santo Elias como conselheira cultural do Departamento de Estado dos EUA, no Iraque, chorou ao ver as imagens.

— O que perdemos é um lembrança muito tangível das raízes de uma religião — lamentou.

A partir da análise das imagens, concluiu-se que o mosteiro foi destruído entre os dias 27 de agosto e 28 de setembro de 2014.

Nesta foto de 3 de abril de 2010, divulgada pelo Exército dos EUA, soldados celebram uma missa da Páscoa no Mosteiro Santo Elias - Staff Sgt. Russell Lee Klika / AP


Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário