sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

RÚSSIA E CHINA: TESTES NUCLEARES NORTE-COREANOS COMPLICAM SITUAÇÃO NA REGIÃO


A Rússia e a China são de opinião que os testes nucleares da Coreia do Norte podem agravar mais as tensões na região, informou a chancelaria russa na sexta-feira (8).
Depois de uma conversa telefônica entre o vice-ministro das Relações Exteriores russo, Igor Morgulov, e o representante especial chinês para assuntos da península coreana, Wu Dawei, a chancelaria russa divulgou um comunicado em que se diz:

“As partes realizaram uma troca detalhada de opiniões sobre a situação que se desenvolveu depois de a Coreia do Norte ter anunciado um teste nuclear. Destaca-se que as ações de Pyongyang violam da forma mais grosseira as resoluções do Conselho de Segurança da ONU existentes e podem causar o agravamento das tensões político-militares na região”.

O comunicado sublinha que as visões russa e chinesa quanto à situação coincidem.

“Foram frisadas as atitudes coincidentes da Rússia e da China a favor da resolução diplomática do problema nuclear da península Coreana no âmbito do processo de negociações de seis partes” (ed: Coreia do Norte, Coreia do Sul, China, Rússia, Estados Unidos e Japão).

Em 6 de janeiro a Coreia do Norte anunciou ter realizado o primeiro teste de uma bomba de hidrogênio. Na reunião extraordinária do Conselho de Segurança da ONU, todos os 15 membros do órgão tomaram a decisão de começar trabalhos sobre uma nova resolução sobre o assunto da Coreia do Norte. O Conselho de Segurança da ONU admitiu que o país violou quatro das suas resoluções aprovadas entre 2006 e 2013 e que a situação criada ameaça a paz e a segurança internacionais.

Na sexta-feira (8), os parlamentos da Coreia do Sul e do Japão adotaram resoluções condenando as ações norte-coreanas. O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, apelou à Coreia do Norte para desistir de todos os programas nucleares e de mísseis existentes.


Fonte: Sputnik

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário