segunda-feira, 11 de abril de 2016

ARTISTA USA 50 MIL LÂMPADAS SOLARES PARA CRIAR ILUMINAÇÃO MÁGICA EM DESERTO AUSTRALIANO


Bruce Munro, artista britânico conhecido por suas grandiosas instalações que trabalham com a luz, desembarcou sua maior obra já criada em Uluru, no deserto australiano.

Intitulada “Field of Light”, a instalação é feita de 50 mil lâmpadas que mudam de cor, todas trazidas do Reino Unido e movidas a energia solar. O trabalho, que é o maior com luzes feito até hoje e tem o tamanho equivalente a quatro campos de futebol, foi concebido pelo artista em 1992, quando fazia uma viagem de carro pela Austrália e se encantou com a energia, o calor e o brilho especial da paisagem do deserto.

Mas, voltando para o seu país, Bruce acabou trabalhando em outra área por um tempo até que, 12 anos mais tarde, criou a primeira instalação de luzes em um campo atrás de sua casa, e, desde então, já levou Fields of Light a vários locais do mundo todo, como Estados Unidos, Inglaterra, México, e agora Austrália.

“Eu queria criar um campo iluminado com hastes que, como a semente dormente em um deserto seco, calmamente esperaria até a escuridão cair, sob um cobertor de estrelas, para florescer com ritmos suaves de luz“, disse poeticamente o artista.

Como uma cidade vista da janela do avião

As obras de Munro fazem referência à sua própria experiência como um pequeno elemento do padrão mais amplo da vida, e empregam a luz de uma maneira que acaba mexendo com o emocional do público.

Fields of Light é o resultado do trabalho de 40 pessoas durante 6 semanas e, segundo o artista, pode tanto lembrar a vista da janela do avião durante a noite, como um vasto e brilhante recife de corais. É uma arte para ser sentida, em vez de apenas visualizada.

Mas, como não é todo dia que pegamos um avião até a Austrália, ficamos com as incríveis imagens feitas de instalação, que são um verdadeiro deleite para os olhos:


Aqui as luzes criam um formato ramificado, lembrando neurônios.


E algumas imagens feitas da instalação durante sua passagem pelos Estados Unidos e Reino Unido:












A instalação fica em Uluru até março de 2017, e todo o lucro será revertido para beneficiar a comunidade local. Bem que a próxima parada podia ser aqui no Brasil!

Todas as imagens © Bruce Munro


Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário