segunda-feira, 31 de outubro de 2016

FOTOGRAFIAS RARAS DO SÉCULO 19 DE SHANGHAI




Fotografias do século 19 raros de Shanghai por Inglês fotógrafo William Saunders ir em show em Londres na primeira exibição pública dedicado ao seu trabalho

Saunders viajou para a China como engenheiro em 1860 e após um breve retorno à Grã-Bretanha, onde estudou fotografia, ele voltou a estabelecer um dos primeiros estúdios de fotografia da cidade

Por mais de um quarto de século, tornou-se estúdio fotográfico de maior sucesso de Xangai
Saunders é o primeiro fotógrafo conhecido por produzir fotografias coloridas à mão de China

Seus quadros oferecem uma visão íntima dos diversos habitantes de Xangai como a China estava no auge da era moderna


Os retratos de Saunders muitas vezes caracterizado adereços que significam os comércios ou status social de seus súditos, mas, neste caso, uma jovem mulher está ao lado de um piso vaso cantonês (Guangzhou) ter apenas um guarda-sol.

Seus pés não ligados e lenço na cabeça eram típicas das mulheres de Guangzhou no momento. Xangai não só atraiu empresários estrangeiros, mas também imigrantes de outras partes da China. fotógrafos do século XIX comemorado a beleza das mulheres de Cantão.

Esta mulher e menina são disse a ser de Keangsoo (Jiangsu) província, uma área em torno de Xangai. Seus penteados são típicos da região, e os seus pés atados indicar como ligação à beira foi praticado entre uma ampla gama de classes sociais do que se pensava.

Guarda-sóis, que eram apetrechos da nobreza na China antiga, estavam em alta moda na dinastia Qing Xangai. Saunders procurou apresentar os estilos regionais diferentes que convergiram na cidade chinesa internacional.

Saunders era fascinado pela tecnologia tradicional chinesa que ele acreditava invenções semelhantes pré-datados no Ocidente.

Nesta fotografia, dois homens levantam em um veículo "tradicional" homem-powered - um carrinho de mão típico de final de Qing Xangai. O motorista está na parte traseira. Os olhares assertivas dos três homens sugerem uma confiança na frente da câmera que era relativamente rara no momento na China.

A mulher neste retrato, embora usando o vestido de seda tradicional de Guangzhou, senta-se em uma cadeira de estilo ocidental no perfil, uma fotográfica formato de retrato de composição ocidental.

Embora Shanghai tinha a sua própria cidade chinesa murada, muitos moradores nativos e migrantes chineses escolheram viver nos assentamentos estrangeiros. Assim começou uma mistura de culturas que moldaram a abertura de Xangai à influência estrangeira.Saunders levou claramente interesse particular no penteado da mulher elaborado, roupas finas, e seus chinelos, pés não ligados.

De acordo com Saunders, a mulher neste retrato, um residente de Shanghai usando um vestido típico primavera, concordou em ter uma fotografia tirada de seu pé enfaixado unbandaged antes de se sentar para este retrato.

Seus pés um lugar de destaque aqui em seus chinelos como se senta em uma cadeira de estilo ocidental, fixando a câmera com um olhar direto, orgulhoso.

Esta fotografia, um dos retratos de estúdio de Saunders de Shanghai comerciantes, descreve uma escova vendedor de forma mais precisa, um vendedor de espanadores.

Saunders sugere que as penas foram obtidos a partir de cozinheiros que recolhidos a plumagem de aves. No século XIX, Xangai, pequenos comerciantes, como o vendedor escova frequentemente dobraram suas mercadorias ao andar pelas ruas da cidade.

Este é um retrato de grupo impressionante de uma trupe de atores chineses em traje elaborado. Como observa Saunders, os trajes convencionais de teatro chinês recordou muito mais cedo, vestido clássico feitos de sedas ricos e presenteados com intrincados bordados. Aqueles que jogam vilões muitas vezes usavam máscaras grotescas.

Neste retrato, um homem vestido como um oficial da dinastia Qing olha com confiança para a câmera, com a mão esquerda firmando uma garrafa de rapé sobre a mesa. Em vez extraordinariamente, o homem é descontraído e parece que ele está sorrindo enquanto seu retrato é tomada.

Saunders fotografou uma ampla gama de classes sociais no século XIX China para fornecer os seus clientes com um vislumbre da população chinesa diversificada da cidade.

o gosto de Saunders para o engenho dos trabalhadores chineses é evidente nesta fotografia. Ele mostra como o condutor de um tipo de carrinho de mão táxi pode desmontar seu equipamento, a fim de evitar o pagamento dos impostos sobre os veículos de rodas que atravessam certas pontes.

A composição, o que coloca em primeiro plano o veículo ao obscurecer a identidade de seu proprietário, retrata o anonimato desses trabalhadores em Xangai no momento.

Este retrato de uma mãe e as crianças de Ningpo (Ningbo), na costa sul de Xangai, mostra o vestido típico e penteados da região.

Tanto a mãe e sua filha, de pé à esquerda de sua mãe, desviam o olhar da câmera, enquanto o menino sentado dirige um olhar inquisidor para a lente.


Vida em Qing Dynasty Shanghai: As fotografias de William Saunders, parte da Asian
Art em Londres, pode ser visto a partir 04-12 novembro na Bolsa de China, 32a Gerrard Street, Londres.

Todas as legendas de curador da exposição, Stacey Lambrow.

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